Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Operação MERLUCCIOS

Dois militares da GNR detidos por suspeitas de corrupção

06 abr, 2022 - 14:21 • Rosário Silva com Redação

Segundo a Policia Judiciária, nesta operação foram detidos cinco homens e realizadas onze buscas, uma das quais ao Subdestacamento de Controlo Costeiro de Peniche da GNR.

A+ / A-

Dois militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) estão entre os cinco detidos, no âmbito de uma investigação que decorre sob tutela do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Leiria.

Num comunicado enviado à Renascença, a Polícia Judiciária, refere que “através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, no âmbito de um inquérito que corre termos no DIAP de Leiria, investiga”, estão a ser investigados, entre outros, “factos suscetíveis de enquadrar a prática de atos que consubstanciam os crimes de corrupção passiva e corrupção ativa e de tráfico de estupefacientes, por elementos da GNR, relacionados com o recebimento de contrapartidas, com a finalidade de evitar as fiscalizações a empresários”.

Assim, no âmbito da operação denominada MERLUCCIOS, “foram detidos cinco homens, com idades compreendidas entre os 46 e os 53 anos e realizadas onze buscas, sendo oito em domicílios, duas em sedes de empresas e uma ao Subdestacamento de Controlo Costeiro de Peniche da GNR”.

A Polícia Judiciária acrescenta que as investigações vão prosseguir e que os detidos vão “ser sujeitos a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal de Leiria, para aplicação de medida de coação”.

Depois deste comunicado da PJ, também a GNR fez chegar um esclarecimento à Renascença, a confirmar a realização de buscas no Subdestacamento de Controlo Costeiro de Peniche da GNR e a detenção de dois militares.

“Ressalva-se que a Guarda prestou toda a colaboração durante as diligências processuais levadas a cabo pela PJ”, sublinha o comunicado, adiantando que “internamente, a Guarda irá proceder ao levantamento do respetivo procedimento disciplinar inerente a este tipo de situações”.

A GNR, por outros lado, “reafirma o seu compromisso de tolerância zero a todas as formas de corrupção, e outros fenómenos de criminalidade, pautando a sua atuação diária pela primazia da segurança e da salvaguarda de todo e qualquer cidadão”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+