Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sindicato de chefes da PSP solidário com polícias agredidos pede justiça eficaz

19 mar, 2022 - 14:58 • Lusa

O presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP), Paulo Santos, "lamentou profundamente" que tenha ocorrido "mais uma situação" de violência contra polícias, pedindo à PSP que divulgue "toda a informação sobre o ocorrido".

A+ / A-

O Sindicato Nacional da Carreira de Chefes (SNCC) da PSP expressou este sábado solidariedade com os quatro agentes da PSP agredidos numa discoteca em Lisboa e pediu que os autores das "bárbaras agressões" sejam identificados e levados à justiça.

Face às notícias de que quatro polícias foram "agredidos brutalmente", ficando um em coma no hospital de São José, o SNCC refere que neste momentos "os corações e as preces" dos seus associados estão com o colega gravemente ferido e com a sua família e manifesta a certeza de que os "autores materiais destas bárbaras e gratuitas agressões serão devidamente identificados e levados à justiça". .

Quanto ao futuro imediato, o SNCC salienta que "amanhã, o momento será o de exigir mudanças", pois não se pode "continuar a normalizar a violência contra profissionais das forças de segurança".

O sindicato relata que os agentes agredidos "estavam no seu dia de folga a socializar e a divertirem-se", mas, como "são profissionais das forças de segurança", ao "constatarem, na via pública, uma contenda, que envolvia várias pessoas, fizeram o que se espera destes profissionais: intervieram para fazer cessar as agressões e repor a ordem pública". .

"Após darem conhecimento inequívoco da sua condição profissional acabaram por ser o alvo das agressões e um dos nossos colegas está gravemente ferido", acrescenta a direção do SNCC.

Contactado pela Lusa, também o presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP), Paulo Santos, "lamentou profundamente" que tenha ocorrido "mais uma situação" de violência contra polícias, pedindo à PSP que divulgue "toda a informação sobre o ocorrido".

Pediu igualmente que a justiça atue de "forma célere e assertiva" no apuramento das responsabilidades criminais dos autores das agressões e ajude a "evitar novos episódios semelhantes".

Os quatro polícias foram violentamente agredidos, cerca das 06:30 de hoje, por um grupo de 10 pessoas, junto à discoteca MOME, na 24 de julho, Lisboa, encontrando-se um dos agentes, de cerca de 30 anos, em coma no Hospital de São José, onde já se encontra a família a receber apoio psicológico.

Uma vez que a situação configura o crime de homicídio, na forma tentada, o caso já foi entregue à Polícia Judiciária (PJ) para investigação, admitindo-se que as imagens de videovigilância no exterior da discoteca possam ser úteis na identificação dos agressores.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+