Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Juiz ​Ivo Rosa alvo de processo disciplinar

18 mar, 2022 - 12:27 • Liliana Monteiro

Órgão de gestão e disciplina dos juízes tomou a decisão por unanimidade e avalia, agora, possível interferência ilegítima na atividade do colega e juiz Carlos Alexandre.

A+ / A-

O Conselho Superior da Magistratura (CSM) confirma a abertura de um processo disciplinar ao juiz Ivo Rosa, que já terá sido notificado disso mesmo.

A decisão foi tomada, por unanimidade, na reunião do plenário do passado dia 24 de fevereiro.

Em cima da mesa está a avaliação de uma possível interferência ilegítima na atividade jurisdicional de outro magistrado, neste caso o juiz Carlos Alexandre.

“Apuramento de factos que poderão configurar responsabilidade disciplinar pela infração do dever de obediência à Constituição e à lei do Estatuto dos Magistrados Judiciais e pela infração consubstanciada na interferência ilegítima na atividade jurisdicional de outro magistrado”, explica o CSM, numa nota enviada às redações.

O Observador e o Expresso online tinham, ontem, avançado o que o CSM agora confirma.

Esta decisão estará relacionada com o facto de Ivo Rosa, juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal, ter revertido um despacho do juiz, e colega de tribunal, Carlos Alexandre num processo relacionado com Isabel dos Santos e Mário Leite da Silva, braço direito da empresária angolana.

Com o caso em mãos os juízes desembargadores do Tribunal da Relação anularam na altura a decisão de Ivo Rosa, fazendo-lhe duras críticas e tendo enviado o conteúdo para o Conselho Superior da Magistratura, órgão de disciplina dos juízes que decidiu abrir um processo disciplinar para averiguar este caso.


Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+