A+ / A-

Há falta de vagas para crianças ucranianas até aos 5 anos

18 mar, 2022 - 09:30 • João Cunha , Olímpia Mairos

Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular aponta como solução os estabelecimentos privados, creches e jardins de infância, e lança o repto ao Governo.

A+ / A-

Faltam vagas para as crianças ucranianas, dos 0 aos 5 anos de idade, que chegam a Portugal com o estatuto de refugiadas.

Mas, apesar de não existirem vagas nas IPSS´s, já com a capacidade máxima permitida por lei, a presidente da Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular, Susana Batista, entende que há solução e, neste contexto, enviou uma missiva ao Ministério da Segurança Social e ao Ministério da Educação com uma proposta que passa por integrar as crianças em creches e jardins de infância privados.

“Nós pensamos em contactar diretamente a Segurança Social e dizer que há muitos estabelecimentos privados, muitas creches privadas e jardins de infância privados que ainda têm vagas neste momento e, como tal, podem ajudar a integrar estas crianças ucranianas que chegam agora ao nosso país”, explica à Renascença.

Susana Batista diz que a associação a que preside pode “colaborar, por isso, é uma questão de realmente falarem connosco de uma forma centralizada, para tentar perceber onde é que há necessidades e conseguirmos também aqui dar o nosso apoio e integrar estas crianças dentro das creches privadas”.

A partir de setembro, as creches das IPSS´s e das misericórdias passam a ser gratuitas. De fora ficam as creches privadas, por isso, Susana Batista espera que nesta ajuda a estas crianças ucranianas, o Estado não ponha de parte o setor privado.

“Espero de uma vez por todas que o Estado esqueça esta ideologia. Enfim, a política não pode ser outra coisa, não se pode falar de outra coisa, e não pense que o ensino privado, as creches privadas não podem também contribuir para ajudar a população, para ajudar a integrar estas crianças e realmente contem connosco”, realça.

A associação lança mesmo um repto ao Governo a quem pede que faça “um acordo para conseguir realmente dar resposta a estas situações”.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 780 mortos e 1.252 feridos, incluindo algumas dezenas de crianças, e provocou a fuga de cerca de 5,2 milhões de pessoas, entre as quais mais de 3,1 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+