Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Álvaro Sobrinho interrogado por desvio de 500 milhões do BES Angola

17 mar, 2022 - 10:41 • Redação

Interrogatório estará a decorrer em Lisboa, no Departamento Central de Investigação e Ação Penal.

A+ / A-

Álvaro Sobrinho estará a ser interrogado, em Lisboa, pelo alegado desvio de 500 milhões de euros do BES Angola. A notícia está a ser avançada pela CNN Portugal.

Segundo a estação de televisão, o angolano está a ser interrogado no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) devido a suspeitas de ter burlado o antigo Banco Espírito Santo de Angola, a que presidiu, em cerca de 500 milhões de euros.

Ainda segundo a mesma fonte, o dinheiro terá passado pela Suíça, por sociedades offshore, e por Portugal - alegadamente branqueado na compra de vários imóveis de luxo, como apartamentos no condomínio Estoril-Sol, e até no assumir de uma posição acionista na SAD do Sporting, através da sociedade Holdimo, com um investimento de 20 milhões de euros.

O objetivo da investigação, esta quinta-feira, passa por confrontar o ex-banqueiro com novos factos entretanto apurados - e eventualmente pela aplicação de novas medidas de coação, mais restritivas que o atual termo de identidade e residência, que atenuem o perigo de fuga de Sobrinho, que vive no estrangeiro, entre vários países por onde circula com grande mobilidade, nomeadamente através de jatos particulares.

Já em 2015, o Banco de Portugal e a Comissão do Mercados de Valores Mobiliários investigavam os investimentos do luso-angolano em cotadas portuguesas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+