Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Relatório Covid-19 da DGS passa a ser semanal

10 mar, 2022 - 15:05 • Ricardo Vieira

"A atual fase justifica a alteração do padrão de divulgação, sendo descontinuados ambos os relatórios diários", argumenta o gabinete da diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

A+ / A-

Veja também:


O boletim epidemiológico Covid-19 da Direção-Geral da Saúde (DGS) deixa de ser diário e passa a ser semanal, foi hoje anunciado.

"A Direção-Geral da Saúde passa a divulgar, a partir de amanhã (dia 11 de março), um relatório da situação epidemiológica e de vacinação com uma periodicidade semanal, que será publicado à sexta-feira", indica a DGS, em comunicado.

"A atual fase justifica a alteração do padrão de divulgação, sendo descontinuados ambos os relatórios diários", argumenta o gabinete da diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

O novo Relatório de Situação incluirá o número de casos confirmados e de óbitos em Portugal, acumulado a 7 dias, bem como a ocupação hospitalar diária no continente, com a respetiva variação semanal, explica a DGS.

Serão igualmente divulgados o número de casos, internamentos e óbitos por região de saúde, bem como a sua distribuição por grupo etário.

"Os internamentos refletirão as camas ocupadas com casos de Covid-19, sendo estes dados disponibilizados pela Administração Central do Sistema de Saúde", adianta a DGS.

O relatório sobre vacinação também passam a semanais e a ser divulgados também à sexta-feira. Vão incluir dados da cobertura vacinal contra a Covid-19, incluindo a vacinação iniciada, completa e de reforço por grupo etário.

Os dados sobre a vacinação contra a gripe, cuja campanha está em fase de conclusão, deixarão de ser divulgados.

"Este modelo de divulgação de dados será ajustado sempre que a situação epidemiológica o justifique ou exista necessidade de contemplar outros indicadores", conclui a Direção-Geral da Saúde.

Os boletins diários com a informação sobre o número de mortes, novos casos de Covid-19, pessoas recuperadas entre outras informações, começaram a ser divulgados há cerca de dois anos.

Portugal registou mais 18 mortes e 12.794 novos infetados com Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico diário da DGS.

Evolução da Covid-19 em Portugal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando Brito
    18 mar, 2022 Queluz 14:59
    Apesar de discordar da alteração do relatório de diário para semanal, penso que devia continuar a conter as mesmas informações, nomeadamente número de recuperados e casos ativos.
  • Ivo Pestana
    10 mar, 2022 Madeira 16:10
    Já ninguém liga, caiu em desuso.

Destaques V+