Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Filipe Froes

Conflito na Ucrânia pode agravar situação pandémica no nosso país

02 mar, 2022 - 07:41 • Anabela Góis , Olímpia Mairos

Segundo o pneumologista Filipe Froes, é preciso adotar medidas preventivas para evitar a origem de surtos entre os refugiados. Portugal assinala esta quarta-feira dois anos da confirmação do primeiro caso de Covid.

A+ / A-

O conflito na Ucrânia pode agravar a situação pandémica no nosso país.

O alerta é do médico pneumologista Filipe Froes, que, em entrevista à Renascença, defende a adoção de medidas preventivas para evitar a origem de surtos entre os refugiados.

“O que vem aí é alguma incerteza resultante deste conflito na Ucrânia que cria condições para uma maior transmissibilidade e circulação do vírus, o que significa que nós vamos ter que manter uma grande capacidade de vigilância epidemiológica e laboratorial das consequências que os acontecimentos dramáticos que estão a acontecer na Ucrânia podem ter em termos de pandemia”, alerta.

O conselheiro DGS e antigo responsável pelo gabinete de crise Covid da OM refere que neste momento estamos a caminhar para a diminuição progressiva do impacto da pandemia, mas considera que os acontecimentos na Ucrânia podem “ter alguma repercussão em termos de recrudescimento de atividade e recrudescimento de novas variantes que nos obriguem a manter uma vigilância para esta situação”.

O especialista entende, por isso, que é necessário “criar todas as condições para receber o melhor possível as pessoas vindas da Ucrânia, que estão num dos momentos mais difíceis da vida delas” e, nesse sentido, Portugal tem o dever de os ajudar.

“Também temos o dever de perceber que estas pessoas, muitas delas não estarão vacinadas ou não estarão nas condições de melhor capacidade de resposta imunitária. Podem criar surtos que nos obriguem nomeadamente a tomar medidas de prudência”, acrescenta o especialista.

Segundo Filipe Froes, as medidas de precaução devem contemplar a realização de testes e a vacinação dos mais vulneráveis, “para evitar o ressurgimento de casos associados à nova pandemia”.

Portugal assinala esta quarta-feira dois anos da confirmação do primeiro caso de Covid-19.

Segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registou na terça-feira mais 23 mortes e 11 mil novos casos de Covid-19.

Nos hospitais portugueses estavam internadas, em enfermarias e cuidados intensivos, 1.358 pessoas com Covid-19, menos 120 em comparação com o dia de segunda-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+