Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Navio em chamas ao largo dos Açores transportava quatro mil carros VW

17 fev, 2022 - 23:51 • Redação

Os 22 passageiros a bordo foram salvos pela Marinha Portuguesa.

A+ / A-

O navio que se incendiou, na quarta-feira ao largo dos Açores, transportava quase quatro mil carros do grupo Volkswagen. Muitas das viaturas arderam, mas ainda é desconhecido o montante global dos prejuízos.

O Felicity Ace, de 650 pés de comprimento, zarpou da Alemanha e estava a caminho dos EUA quando um fogo deflagrou e foi evacuado pela Marinha Portuguesa na quarta-feira, informou a Associated Press esta quinta-feira.

O navio transportava quase 4.000 veículos construídos pelo Grupo Volkswagen da Alemanha para os Estados Unidos, confirmou a construtora em comunicado ao Business Insider.

Em comunicado, a Marinha Portuguesa indica que os tripulantes do navio, "que navegava a 90 milhas náuticas [cerca de 170 km] a sudoeste da ilha do Faial, e sofreu um incêndio a bordo, foram já resgatados e transportados para o aeroporto da Horta por uma aeronave EH-101 da Força Aérea Portuguesa".

A bordo estavam 22 tripulantes que foram resgatados pelas equipas de salvamento.

O porta-voz do grupo alemão não entrou em detalhes sobre as marcas afetadas. Nos EUA, o Grupo Volkswagen vende veículos da Volkswagen, Porsche, Audi, Lamborghini, Bentley e Bugatti.

Um porta-voz da Porsche confirmou que "vários" carros da marca estão entre a carga do Felicity Ace e afirmou que é muito cedo para dizer se algum pode ser recuperado.

Os clientes afetados pelo incêndio serão contatados por um revendedor da Porsche.

O incidente ocorre durante um período especialmente caótico na indústria automobilística.

A escassez global de chips continua a pressionar as fábricas de automóveis, forçando-as a cortar turnos e a produzir menos veículos.

A falta de novos carros nas concessionárias está a tornar os carros novos e usados extraordinariamente caros, e os especialistas do setor acreditam que os altos preços podem nunca voltar aos níveis pré-pandemia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+