Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​“Dizer que o PCP é um vassalo da União Soviética é um insulto". António Filipe sobre as posições do partido face a Putin.

27 fev, 2022 - 02:43 • Redação

Sérgio Sousa Pinto e António Filipe trocaram acusações e protagonizaram um momento tenso, em debate na CNN Portugal, que levou o histórico militante do PCP a ameaçar abandonar os estúdios da estação televisiva.

A+ / A-

António Filipe ameaça deixar estúdios da CNN Portugal. “Dizer que o PCP é um vassalo da União Soviética é um insulto", palavras do comunista.

Em causa as críticas do socialista Sérgio Sousa Pinto no que diz respeito à posição dos comunistas em relação ao conflito.

Sérgio Sousa Pinto diz que o PCP era “marcadamente pro-Putin”, algo que motivou protestos de António Filipe.

Um debate aceso que levou o socialista a perguntar “Estás-me a chamar mentiroso? Eu estou a chamar-te louco”.

Sérgio Sousa Pinto acrescentou que “durante a Guerra Fria o PCP era um abjeto vassalo da União Soviética. E hoje é um vassalo do senhor Putin”.

Ora António Filipe não gostou da acusação ao partido e queixou-se, “vim aqui para um debate a sério. O PCP resistiu ao fascismo em Portugal”.

O histórico militante do PCP reforçou a ideia de que é falso afirmar que o partido é um vassalo da União Soviética. António Filipe, respondeu à acusação do socialista Sérgio Sousa Pinto, diz que “é faltar à verdade dizer que o PCP algum dia passou vassalagem ao senhor Putin”.


Esta semana o secretário-geral do PCP considerou que as declarações de Vladimir Putin refletem um "país capitalista" e representam "um ataque à União Soviética", defendendo a via do diálogo para encontrar uma solução para o conflito na Ucrânia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+