Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo prepara-se para reduzir centros de vacinação Covid

25 fev, 2022 - 08:17 • Olímpia Mairos

As mudanças vão ser anunciadas esta tarde no Ministério da Saúde. O objetivo é adaptar o dispositivo existente ao novo ritmo de vacinação.

A+ / A-

Veja também:


O Governo prepara-se para reduzir os centros de vacinação Covid. Alguns dos centros podem mesmo fechar e a administração de vacinas será integrada nos centros de saúde.

O objetivo é adaptar o dispositivo existente ao novo ritmo de vacinação, agora que a maior parte da população está imunizada.

As mudanças vão ser anunciadas esta tarde no Ministério da Saúde, mas já na quinta-feira a ministra da Saúde adiantava que o que vai ser feito é “uma adaptação daquilo que é o dispositivo para novas necessidades mais reduzidas, mantendo a prontidão para outros momentos”.

Segundo Marta Temida é necessário “aprender a aumentar a resposta e a diminuir a resposta em harmonia consoante as necessidades”.

Neste contexto, está previsto um conjunto de mudanças que o Ministério da Saúde, através do secretário de Estado Adjunto e da Saúde e do Núcleo de Coordenação da Vacinação, irá anunciar.

"Temos estado a assistir a uma redução do fluxo de pessoas para efeitos de vacinação, porque muito do nosso universo elegível se infetou", disse, referindo que, muito provavelmente essas pessoas que se infetaram poderão ser vacinadas em julho, agosto e setembro.

Marta Temido considera que o país terá que ter “eventualmente uma vacinação sazonal”, aguardando ainda dados da Agência Europeia do Medicamento sobre novas vacinas, sobre um melhor calendário.

Questionada se a vacinação pode passar para os centros de saúde, a ministra admitiu que uma parte da resposta poderá ser integrada nos cuidados de saúde primários.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+