Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Clientes da Netflix estão a receber mensagens fraudulentas

22 fev, 2022 - 13:51 • Lusa

Em resposta, a Netflix diz que leva "muito a sério" a segurança das contas dos seus clientes e que adota "numerosas medidas pró-ativas" para detetar fraudes, na sequência de tentativas de ataques em Portugal que a Lusa teve conhecimento.

A+ / A-

Há clientes da Netflix em Portugal que têm recebido mensagens de texto em inglês no telemóvel a indicar que o pagamento da subscrição falhou, com uma determinada data para proceder à renovação, acompanhada por um "link". Mas também há casos de pessoas que não têm subscrição da plataforma de "streaming" e que receberam um SMS no mesmo sentido.

Em resposta, a Netflix diz que leva "muito a sério" a segurança das contas dos seus clientes e que adota "numerosas medidas pró-ativas" para detetar fraudes, na sequência de tentativas de ataques em Portugal que a Lusa teve conhecimento.

O "help center" da Netflix disponibiliza informação que ajuda os clientes a terem a conta segura.

Nessa página, com o título "E-mails e SMS suspeitos ou de phishing alegadamente da Netflix", a plataforma alerta que, se recebeu um mail ou uma mensagem de texto (SMS) a pedir dados como número de telefone, palavra-chave ou forma de pagamento da sua conta, "provavelmente não foi enviado" pela empresa.

"Nunca iremos solicitar que introduza as suas informações pessoais numa SMS ou num e-mail", como são os casos de números de cartões de crédito ou de débito, detalhes da conta bancária ou palavras-chave de acesso ao serviço, refere a Netflix no site.

"Nunca iremos pedir pagamentos através de fornecedores ou de sites de terceiros", acrescenta.

Se o SMS ou o mail tiverem um link que o utilizador não reconheça, "não toque, nem clique na ligação". Caso o tenha feito, "não introduza nenhuma informação no "site" que for aberto", adverte.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+