Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rui Nabeiro recebe Doutoramento Honoris Causa da Universidade de Coimbra

21 fev, 2022 - 07:44 • Olímpia Mairos

"Um admirável empreendedor, de espírito solidário e de grande humanismo, qualidades que soube incutir no grupo empresarial que fundou há mais de seis décadas", justifica a universidade. A cerimónia está marcada para 9 de março.

A+ / A-

A Universidade de Coimbra (UC), sob proposta da Faculdade de Economia (FEUC), vai atribuir o Doutoramento Honoris Causa ao comendador Rui Nabeiro. A cerimónia realiza-se dia 9 de março, pelas 11h00, na Sala Grande dos Atos (Sala dos Capelos).

De acordo com a Faculdade, a homenagem pública – a mais elevada distinção atribuída por uma universidade portuguesa, destinada a cidadãos de indiscutível mérito profissional e de qualidades humanas que constituam uma referência para toda a sociedade – “evidencia o compromisso entre os princípios de gestão que se ensinam na Universidade de Coimbra (em particular nos vários ciclos de estudos da FEUC) e a sua concretização nos processos de liderança empresarial e na dimensão humana das relações de trabalho.

“Estamos diante de um admirável empreendedor, de espírito solidário e de grande humanismo, qualidades que soube incutir no grupo empresarial que fundou há mais de seis décadas e que tem projetado uma marca e uma região no plano nacional e internacional”, destaca em comunicado a Faculdade de Economia.

O padrinho de Rui Nabeiro será Carlos Fortuna, sociólogo e professor catedrático jubilado da FEUC, estando as apresentações a cargo de António Martins (elogio do doutorando) e de Margarida Mano (elogio do padrinho), ambos professores auxiliares da mesma faculdade.

Com a homenagem ao comendador Rui Nabeiro é retomada a tradição centenária dos Doutoramentos Honoris Causa, na Universidade de Coimbra, em suspenso devido à pandemia de Covid-19.

“Retomá-la com uma personalidade deste calibre, um empresário de perfil humanista com um rico contributo para a sociedade portuguesa nas mais diversas áreas, é particularmente significativo para a Universidade de Coimbra”, assinala o reitor Amílcar Falcão.

Já o diretor da FEUC, Álvaro Garrido, destaca que o “Doutoramento Honoris Causa do Comendador Rui Nabeiro tem um grande significado” para a faculdade.

“Assume um sentido ético, dada a dimensão humana do empreendedor que homenageamos e o exemplo que o seu percurso de vida pode assumir para todos os nossos estudantes e rede de parceiros”, conta Álvaro Garrido, que vê “neste doutoramento uma oportunidade para aprofundar a relação da escola com as empresas e para afirmar valores de uma verdadeira responsabilidade social”.

Perfil do doutorando

Manuel Rui Azinhais Nabeiro é natural de Campo Maior. Nasceu no dia 28 de março de 1931, no seio de uma família humilde e dedicada ao trabalho. Muito jovem começou a trabalhar na torrefação de café da família. Tinha apenas 19 anos quando assumiu a direção da Torrefacção Camelo, Lda.

Em 1961 criou a Delta Cafés que daria origem a um grupo empresarial que hoje é líder no mercado dos cafés em Portugal e cujo crescimento nos mercados internacionais é inegável. O Grupo conta atualmente com mais de duas dezenas de empresas com intervenção direta em áreas tão diversas como a agricultura e vitivinicultura, distribuição alimentar e de bebidas, retalho automóvel, comércio imobiliário e hotelaria.

Rui Nabeiro sempre se esforçou por acompanhar os que lhe estão por perto. Com os recursos de que dispôs nas diferentes etapas da sua vida, apoiou e continua a contribuir para o bem-estar de muitos.

Autarca desde 1963, foi vereador, vice-presidente e presidente interino da Câmara Municipal de Campo Maior. Homem de muitas e variadas causas, em 1972 assumiu a Presidência da Câmara Municipal de Campo Maior, cargo que retomou entre 1977 e 1986.

Foi premiado, por diversas vezes, pelo seu trabalho empresarial, social e filantrópico e distinguido em junho de 1995, com o Grau Comendador da Ordem do Mérito Empresarial, Classe Industrial. Onze anos depois, a Universidade de Évora concedeu-lhe o Grau de Doutor Honoris Causa.

Em janeiro de 2006 foi-lhe atribuída a Gran Cruz da Ordem do Infante D. Henrique; três anos depois, em 2009, Don Juan Carlos, Rei de Espanha, atribui-lhe uma das maiores distinções do país vizinho: A Comenda da Ordem de Isabel a Católica.

Em junho 2011 foi também nomeado Cônsul Honorário de Espanha em Elvas e agraciado com a Medalha da Extremadura, atribuída pelo Governo desta região espanhola. Seguiu-se em 2012, novo Doutoramento Honoris Causa em Ciências Políticas, atribuído pela Universidade Lusófona.

Em 2021, a Câmara de Coimbra homenageou o comendador Rui Nabeiro com a Medalha da Cidade de Coimbra. No mesmo ano, também a Câmara Municipal de Lisboa agraciou o empresário com a Medalha de Honra da Cidade de Lisboa. O comendador recebeu ainda a Chave de Vila Nova de Gaia, a mais alta distinção honorífica desse município, que lhe foi atribuída em novembro de 2021.

É considerado um dos grandes empresários portugueses. É igualmente reconhecido como um exemplo ético, de envolvimento humanitário e de responsabilidade social.

Ao longo do percurso e expansão da Delta Cafés, Rui Nabeiro valorizou a sua vertente profundamente social, que faz com que a sua obra tenha a classificação de “Empresa Rosto-Humano”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António dos Santos
    21 fev, 2022 Coimbra 11:13
    Se há alguém que mereça esta distenção é este HOMEM. Muitos parabéns e muita saúde.

Destaques V+