Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Vacinação 5-11. “Sábado de manhã vai ser dedicado a estas crianças”, diz Penha Gonçalves

17 fev, 2022 - 12:52 • Marta Grosso com redação

O coordenador da vacinação contra a Covid-19 apela ao autoagendamento, seja para primeiras ou segundas doses.

A+ / A-

Veja também:


Está aberto o autoagendamento para a vacinação contra a Covid-19 para as crianças entre os 5 e os 11 anos para o próximo sábado, dia 19.

“Já neste sábado, vamos dar duas horas da parte da manhã para vacinar crianças que, por motivos de isolamento, não puderam vir na semana passada fazer a primeira ou a segunda dose”, afirma o Coronel Penha Gonçalves aos jornalistas nesta quinta-feira, à margem de uma visita ao centro de vacinação instalado no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Coimbrões, em Vila Nova de Gaia.

O coordenador da “task force” para a vacinação contra a Covid-19 aproveita para deixar um “apelo também aos pais das crianças que ainda não iniciaram o processo [de vacinação] para, durante o dia de hoje fazerem o seu autoagendamento e venham vacinar as suas crianças, porque esta é uma oportunidade”.

“Haverá outras oportunidades, mas esta é já a primeira”, reforçou, lembrando que Portugal é dos países europeus com maior taxa de adesão à vacinação de crianças.

O autoagendamento pode ser feito no portal do SNS para o efeito.

Mais de 5,5 milhões de portugueses com vacinação completa

Numa altura em que se pondera o aliviar de medidas, e em que cinco milhões e 700 mil pessoas em Portugal já têm a vacinação completa, o coordenador da “task force” lembra que a imunização da população previne eventuais novas vagas.

Segundo Penha Gonçalves, 90% das pessoas com mais de 60 anos estão vacinadas com dose de reforço. A taxa diminui para 80% na faixa dos 50 aos 59 anos.

“Nas faixas mais novas temos menos cobertura e isso deve-se a duas coisas: por um lado, termos começado a vacinar as pessoas com mais idade primeiro e só há relativamente pouco tempo é que entrámos nas faixas mais baixas, mas também se deve ao facto de termos tido, durante esta vaga de Ómicron, muitas pessoas destas faixas etárias que ficaram infetadas e neste momento não se podem vacinar. Ainda é cerca de um milhão de pessoas pelas nossas contas”, avança.

Qualquer dose da vacina contra a Covid-19 pode ser agendada no portal do SNS.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+