Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ataque informático

Laboratórios Germano de Sousa sem data para reabrir no sul do país

16 fev, 2022 - 13:18 • Lusa

Reabertura arranca "faseadamente no Norte". No Sul do país, estão a ser tomadas "diligências para também abrir faseadamente, mas ainda não estamos capazes de dar uma data", adiantou fonte do grupo laboratorial.

A+ / A-

Os laboratórios de análises clínicas Germano de Sousa, que foram alvo de um ataque informático na semana passada, estão a reabrir gradualmente no Norte, mas continuam fechados em Lisboa, disse à Lusa fonte do grupo.

A diretor executiva de Marketing e Vendas, Marta Cunha, indicou que a reabertura está a "arrancar faseadamente no Norte, de forma gradual para ir medindo o pulso ao sistema".

"Começámos com um número reduzido de postos reabertos no Porto e progressivamente, no Norte, contamos restabelecer hoje e quinta-feira. No Sul, estamos a tomar diligências para também abrir faseadamente, mas ainda não estamos capazes de dar uma data", acrescentou a responsável.

O ataque informático, que infetou os sistemas de comunicação com um vírus, prejudicou a comunicação com os parceiros, hospitais e centros de análises.

O grupo Germano de Sousa informou que o ciberataque, ocorrido na madrugada de quinta-feira, foi “deliberado e criminoso com o objetivo de causar danos e perturbações à sua atividade e aos seus doentes”, mas “não existe qualquer evidência” de que os dados dos seus doentes tenham sido comprometidos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+