Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lisboa

MP pede julgamento do suspeito de planear ataque à Faculdade de Ciências

25 jul, 2022 - 21:34 • Lusa

O jovem está acusado de dois crimes de terrorismo, um dos quais na forma tentada, e outro de detenção de arma proibida.

A+ / A-

O Ministério Público anunciou hoje que deduziu acusação e requereu o julgamento do jovem que em 2022 é suspeito de planear um ataque à Faculdade de Ciências de Lisboa, respondendo por crimes de terrorismo e detenção de arma proibida.

O Ministério Público (MP) adianta hoje, na sua página na Internet, que, com base na acusação, o arguido, "desde setembro de 2021, delineou e decidiu executar um plano que visava praticar um ataque na Universidade de Lisboa, em concreto da Faculdade de Ciências, com o objetivo de matar indiscriminadamente várias pessoas", com facas e outras armas, como uma besta.

O jovem está acusado de dois crimes de terrorismo, um dos quais na forma tentada, e outro de detenção de arma proibida.

Para além disso, o jovem de 18 anos tinha ainda a intenção de provocar incêndio e explosões nas instalações daquela faculdade, utilizando meios incendiários de diversa natureza e engenhos explosivos construídos de forma artesanal, conhecidos vulgarmente por "cocktails molotov".

A acusação refere que, entre janeiro e 10 de fevereiro de 2022, "o arguido muniu-se de todas as armas e artigos que conseguiu para efetuar o ataque, tendo definido em concreto os locais, a data e o número de pessoas que pretendia atingir".

Contudo, o jovem, cuja investigação veio a concluir ser um utilizador habitual da Internet obscura (designada por "darknet"), e através da qual terá conseguido armas, transmitiu as suas intenções de concretizar o plano em diversas mensagens através daquele meio.

"Dias antes da data prevista para o ataque - 11 de fevereiro de 2022 -- uma pessoa não identificada [mas que se sabe ser norte-americano e frequentador da darknet] que teve conhecimento daquelas mensagens denunciou a situação ao FBI [unidade do Departamento de Justiça dos EUA], que transmitiu a informação à Polícia Judiciária, permitindo assim a realização e diligências que conduziram à detenção do arguido em flagrante delito", acrescenta o MP.

Aquando das buscas domiciliárias, avança a acusação, o arguido "tinha na sua posse todos os objetos que adquiriu para execução do plano".

O arguido está em prisão preventiva desde 11 de fevereiro de 2022, tendo aquela medida de coação sido substituída pela medida de internamento preventivo, explica o MP.

A investigação foi dirigida pelo Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, coadjuvado pela Unidade Nacional de Combate ao Terrorismo (UNCT), da Polícia Judiciária.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+