Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Seca

Famalicão desliga rega automática em espaços do concelho

04 fev, 2022 - 08:50 • Olímpia Mairos

Com esta medida, a autarquia espera uma redução de cerca de 50% do consumo. Em cima da mesa estão mais ações.

A+ / A-

A autarquia de Vila Nova de Famalicão desativou todos os sistemas de rega automáticos do concelho que estão sob gestão do município para minimizar os efeitos da situação de seca meteorológica que atinge o território nacional.

De acordo com a autarquia, a decisão abrange perto de cem sistemas de rega abastecidos com água da rede pública instalados em vários parques, jardins, praças, rotundas e edifícios da cidade e das freguesias, cuja rega passa agora a ser efetuada de forma manual e mais controlada.

“Devemos ter sempre em mente o uso eficiente da água e a adoção de medidas de poupança, mas esta necessidade torna-se ainda mais imperativa perante a situação preocupante em que nos encontramos”, afirma o presidente da autarquia.

Segundo Mário Passos, a Câmara Municipal está a olhar para a sua gestão diária e a tentar perceber onde pode atuar para conseguir um consumo de água mais eficiente e responsável”. O autarca desafia também “todos os famalicenses a fazerem o mesmo exercício em casa”.

Com esta medida, a autarquia espera uma redução de cerca de 50% do consumo de água, indicando que o executivo municipal está a ponderar a implementação de mais ações.

Entre elas está o lançamento, já a partir da próxima semana, de uma forte campanha de sensibilização e de incentivo à poupança e valorização da água que poderá ser vista nas várias plataformas do município, na comunicação social local e regional e em espaços outdoors de Famalicão.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+