Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Seca. Cinco barragens com restrições e prioridade para o consumo humano

01 fev, 2022 - 11:49 • Marta Grosso

A Comissão Permanente da Seca anuncia as decisões tomadas face ao cenário de seca em Portugal. Para já, não serão tomadas medidas gerais, mas sim dirigidas aos pontos mais críticos.

A+ / A-

Há quatro barragens utilizadas pela EDP para a produção de energia e uma utilizada para a rega que vão, durante este mês, estar sujeitas a limitações na utilização da água.

O anúncio foi feito pelo ministro do Ambiente nesta terça-feira, numa conferência de imprensa realizada após a reunião da Comissão Permanente da Seca. Segundo João Matos Fernandes, a prioridade é para o armazenamento de água para consumo humano, mesmo em barragens utilizadas para produzir eletricidade.

Assim, as barragens de Alto Lindoso e Touvedo, Vilar Tabuaço, Cascata do Zêzere, Cabril e Castelo de Bode, usadas pela EDP para a produção de eletricidade, foram fixadas quotas mínimas de utilização, tendo em conta “o uso principal da água, que é o consumo humano”, afirmou João Matos Fernandes.

“No que à rega diz respeito, a restrição foi imposta para a barragem da Bravura, no barlavento algarvio”, não sendo “possível regar mais a partir desta barragem”.

Estas são as barragens que mais preocupam a Comissão Permanente da Seca. Uma vez que existem outras barragens com volume de água acima da média (como Douro e Guadiana), foi decidido tomar medidas específicas, dirigidas àquelas onde a quantidade de água existente é mais preocupante.

As decisões tomadas vigoram durante todo este mês e têm como premissa a garantia de “que temos sempre água para consumo para dois anos”, explicou o ministro.

Assim, exemplificou, “mesmo que não caísse uma gota de água nos próximos meses, teríamos água para consumo humano durante dois anos”.

Durante o mês de fevereiro, irá ser feito o acompanhamento diário destas medidas, da evolução que vai havendo no terreno, para perceber se há outras medidas que podem vir a ser tomadas, o que será avaliado e decidido “numa próxima reunião, nos primeiros dias de março”, terminou Matos Fernandes.

OuvirPausa
Teremos sempre água para o consumo humano para dois anos

Nas últimas duas décadas, Portugal perdeu cerca de 20% dos recursos hídricos. O índice de escassez é mais preocupante nas zonas do Sado e Mira e no Algarve. Em 20 anos, a precipitação também diminuiu, prevendo-se uma redução entre 10% e 25% até 2100.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    01 fev, 2022 PORTUGAL 17:10
    O País em SECA. A Comissão da Seca, continua bem CHEIA. E o meu RIO com um caudal a despejar no MAR. Oh País de COMISSÁRIOS e mais comissários.
  • Cidadao
    01 fev, 2022 Lisboa 13:40
    Ainda bem que como "bons alunos" decidiram fechar a Central do Pego, quase ao mesmo tempo que restringem a produção elétrica em 4 barragens... Aqui ao lado, em Espanha, reabriram uma central térmica, quase no mesmo dia que fechávamos a nossa. Mas claro, os "pobres" espanhóis não podem pagar importação de eletricidade e nós, podemos.

Destaques V+