Tempo
|
A+ / A-

Quinze distritos sob aviso amarelo devido ao frio

22 jan, 2022 - 09:40 • Lusa

Em Faro o aviso deve-se à agitação marítima

A+ / A-

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou este sábado 15 distritos do continente sob aviso amarelo devido ao frio e o de Faro por causa da agitação marítima.

Até às 11h00 de domingo, os meteorologistas preveem a persistência de valores baixos da temperatura mínima, com valores negativos na Guarda (-5º), Vila Real e Bragança (-2º).

Além daqueles três distritos, estão sob aviso amarelo Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Leiria, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu.

Quanto a Faro, o aviso é válido até às 18h00 de domingo e deve-se a agitação marítima, com a previsão de ondas de Sueste com 2 a 2,5 metros na costa Sul.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas atividades.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade no Algarve, formação de geada, em especial no interior, e pequena descida da temperatura mínima no Norte e Centro.

Também se prevê vento fraco a moderado (até 30 quilómetros por hora) do quadrante leste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) na costa Sul do Algarve a partir da tarde, e moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas, por vezes com rajadas até 70 km/h no Norte e Centro.

O IPMA alerta ainda para a formação de geada, em especial no interior e vales abrigados do litoral.

As temperaturas no continente vão oscilar entre a mínima de -5º na Guarda e a máxima de 17º no distrito de Setúbal.

Quando às ilhas, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com boas abertas nos Açores, com as temperaturas a oscilarem entre os 12º e os 17º.

Na Madeira, a previsão para hoje é de céu com períodos de muita nebulosidade, possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos e vento fraco a moderado, soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas zonas montanhosas até início da manhã.

AS temperaturas na Madeira deverão variar entre os 16º e os 21º.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+