Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tribunal de Contas

Estado gastou 153 milhões de euros a mais nos testes à Covid-19

18 jan, 2024 - 14:37 • Ana Fernandes Silva

Auditoria do Tribunal de Contas concluiu que preços não cumpriram critérios e resultaram numa despesa pública acrescida.

A+ / A-

O Tribunal de Contas concluiu que o Estado desperdiçou mais de 153 milhões de euros nos testes à Covid-19.

O número foi revelado na auditoria à testagem e rastreio de contactos no âmbito da resposta à pandemia Covid-19 por parte do Ministério da Saúde, entre março de 2020 e abril de 2022. O relatório revela que os preços “nem sempre tiveram subjacente a fundamentação técnica apresentada pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge”, o que “se traduziu em acrescida despesa pública”.

A auditoria dá conta de que a maioria dos testes (cerca de 74%) foi realizada por laboratórios do setor privado. E os sistemas de informação do Ministério da Saúde apresentaram limitações e insuficiências no suporte à vigilância da doença.

O Tribunal de Contas recomenda ao Ministério da Saúde que assegure a resiliência do sistema, que prepare a capacidade de resposta para que em futuras emergências de saúde pública consiga minimizar os impactos negativos.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+