Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Validade dos certificados passa a nove meses e indica esquema vacinal

12 jan, 2022 - 10:20 • Lusa

DGS diz que é possível aceder ao certificado com indicação da dose de reforço 14 dias após a data da administração.

A+ / A-

Os certificados de vacinação contra a Covid-19 passam a ter nove meses de validade, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com a informação atualizada, a partir de 1 de fevereiro, passará a haver, na União Europeia, um prazo de validade com indicação do esquema vacinal primário: 1/1 (para vacinas de dose única ou para quem recuperou da infeção) e 2/2 (para vacinas de duas doses).

"Os certificados de vacinação que atestem a conclusão do esquema vacinal primário serão aceites até 270 dias (nove meses) após a data de administração da dose que completou o esquema vacinal primário", indica a informação atualizada pela autoridade de saúde, acrescentando que "os certificados de vacinação que atestem a administração de doses de reforço não estarão sujeitos a um período de aceitação".

Uma vez que as regras relativas à utilização do certificado de vacinação variam entre países, a DGS recomenda ao viajante, antes de viajar, a verificação das regras de entrada em vigor no país de destino através do portal Re-open EU e dos sites das respetivas autoridades do país.


Em Portugal, só são admitidos os certificados de vacinação que atestem o esquema vacinal completo do respetivo titular, há pelo menos 14 dias, com as vacinas da Janssen, Pfizer-BioNTech (Comirnaty), Moderna (Spikevax) ou AstraZeneca (Vaxzevria).

A informação da DGS explica ainda que a dose de reforço administrada após esquema vacinal primário de duas doses é apresentada no certificado como esquema 3/3, após esquema vacinal primário de uma dose é apresentada como esquema 2/1 e nos recuperados da infeção aparece como esquema 3/1.

Acrescenta que é possível aceder ao certificado de vacinação com indicação da dose de reforço 14 dias após a data da administração e que durante este período pode ser usado o certificado de vacinação anterior.

A Covid-19 provocou 5.494.101 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 19.161 pessoas e foram contabilizados 1.693.398 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Correto
    12 jan, 2022 Paços 12:57
    O certificado devia referir especificamente que a pessoa "tem a dose de reforço", independentemente se é a 3ª, 4ª ou 5ª dose! No meu caso por exemplo, que tomei a vacina da johnson em junho, tomei a dose de reforço (da Pfizer) em dezembro, e na sexta feira dizia no meu certificado "2/2" e a partir desta segunda feira diz "2/1", como que se 2/1 fosse possível!
  • Tiago Nunes
    12 jan, 2022 Vila Nova de Gaia 11:04
    Este prazo de 9 meses é para os novos certificados ou é também válido para os já emitidos, por exemplo, em Junho de 2021?

Destaques V+