Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Lacerda Sales estima chegar hoje às 280 mil crianças vacinadas

09 jan, 2022 - 13:17 • Lusa

O governante afirmou ainda que "garantidamente o mais brevemente possível os professores de ensino superior também serão vacinados".

A+ / A-

Veja também:


A vacinação contra a Covid-19 deverá atingir, este domingo, as 280 mil crianças, cerca de 45% das 600 mil elegíveis para levar a vacina, afirmou o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, nas Caldas da Rainha.

“Podemos fechar o dia de hoje muito perto dos 45% de vacinados nesta faixa dos 5 aos 11 anos”, afirmou António Lacerda Sales, aludindo aos “30 mil agendamentos” registados para este domingo.

O secretário de Estado, que esta manhã visitou um centro de vacinação nas Caldas da Rainha estimou que, depois de até ao final do dia de sábado terem sido vacinadas “250 mil crianças”, o número deverá subir para "280 mil", este domingo.

Números que, segundo o secretário de Estado, permitirão reunir “todas as condições” para, na segunda-feira, “começar o ano letivo com segurança”, atendendo à antecipação que foi feita da vacinação, quer das crianças quer “dos docentes e não docentes”.

Questionado sobre se a vacinação deveria ter sido iniciada mais cedo, para que o período de efetividade da vacina ocorresse antes do início das aulas, Lacerda Sales reconheceu que “o período de 14 dias é muito importante”, mas refutou ter havido “atraso” na aplicação da vacina, afirmando-se “perfeitamente seguro e convicto de que este tempo é o tempo necessário para começar o ano letivo em segurança”.

Tanto mais, lembrou o secretário de Estado, que haverá a possibilidade de continuar, entre os dias 05 de fevereiro e 13 de março, “a vacinar segundas doses e primeiras doses de crianças que não foram vacinadas durante esta fase”.

O governante afirmou ainda que "garantidamente o mais brevemente possível os professores de ensino superior também serão vacinados".

Lacerda Sales falava nas Caldas da Rainha, no final de uma visita ao Centro de Vacinação Covid-19 instalado na Associação Arneirense, depois de horas antes ter visitado um outro centro, em Peniche, ambos no distrito de Leiria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+