Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Site para marcação de terceira dose de vacina foi abaixo com elevada afluência

06 jan, 2022 - 14:34 • Lusa

Segundo António Costa, Portugal tem capacidade para serem administradas 94 mil doses de vacina por dia, prevendo-se, contudo, "um pico de afluência". Em termos de ocupação hospitalar, a situação é felizmente tranquila".

A+ / A-

Veja também:


A elevada afluência ao site para marcação da toma de vacina contra a Covid-19 fez com que o sistema estivesse em baixo esta quinta-feira de manhã, afirmou o primeiro-ministro, considerando que isso comprova a "grande adesão" à terceira dose.

Na conferência de imprensa, após o Conselho de Ministros, António Costa disse que com a convocação dos professores, "houve um momento em que o 'site' [para agendamento do Ministério da Saúde] esteve em baixo, o que é um bom sinal, porque significa uma grande adesão ao reforço vacinal".

António Costa indicou que "em condições normais", Portugal tem capacidade para serem administradas 94 mil doses de vacina por dia, mas que "o sistema tem sempre alguma elasticidade" e se prevê "um pico de afluência".

O primeiro-ministro defendeu que "é fundamental que as pessoas se continuem a vacinar", atribuindo em parte à cobertura de vacinas a "situação felizmente tranquila" que se vive atualmente na ocupação hospitalar, em que "menos de 10 por cento, quase 1.400" das 16 mil pessoas internadas em Portugal estão infetadas com o SARS-CoV-2.

Destacou ainda que os dados a nível internacional e verificáveis em Portugal demonstram "de forma inequívoca" que a variante ómicron da covid-19 provoca doença menos grave e que também a isso se pode atribuir o número relativamente baixo de internamentos e mortes face ao grande aumento de casos positivos.

O primeiro-ministro argumentou que se sabem "quais os efeitos imediatos" do contágio com a variante ómicron, mas que "não é por ter efeitos imediatos menos gravosos que se deve desvalorizar a sua gravidade" porque "ninguém sabe os efeitos a longo prazo".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+