Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Arranca período de vacinação exclusiva para crianças e comunidade escolar

06 jan, 2022 - 06:25 • Lusa

O último balanço aponta para 90% da população com a vacinação iniciada e 88% com a vacinação completa.

A+ / A-

Mais de 100 mil crianças entre os 5 e 11 anos, durante a manhã, e professores e profissionais das creches e ATL, à tarde, começam a ser chamados para a vacinação contra a Covid-19.

Até às 7h00 desta quinta-feira, foram realizados cerca de 154 mil pedidos de agendamento para a vacinação de crianças entre os 5 e os 11 anos, para os dias 6, 7, 8 e 9 de janeiro, segundo nota enviada à redação.

Para as crianças entre os 5 e 11 anos arranca um segundo período de vacinação exclusivo para esta faixa etária, com cerca de 103 mil agendamentos até domingo.

No primeiro período para estas idades, que decorreu no fim de semana de 18 e 19 de dezembro, foram vacinadas 95.752 crianças com a dose pediátrica da Pfizer.

A decisão de vacinar este grupo etário foi anunciada pelo Governo em 10 de dezembro, após a recomendação da DGS, ouvida a Comissão Técnica de Vacinação e ponderadas as questões de natureza logística com o núcleo de coordenação de apoio ao Ministério da Saúde.

Entre 5 de fevereiro e 13 de março serão administradas as segundas doses , altura em que ficará concluído o esquema vacinal para esta faixa etária, estima o Governo.

Reforço para docentes e outros funcionários

No início da semana foi também anunciado pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, que professores e profissionais das creches e ATL receberiam uma dose de reforço da vacina.

Considerados grupo prioritário para a vacinação pelas autoridades de saúde, vão ser chamados nos mesmos dias que as crianças entre os 5 e os 11 anos, mas da parte da tarde, na modalidade Casa Aberta, para a qual vão ter uma senha digital.

Segundo as autoridades de saúde, o pessoal docente e não docente que queira vacinar-se com a dose de reforço tem de efetuar previamente o pedido de senha digital no site.

Segundo adiantou o coordenador do plano de vacinação, Carlos Penha-Gonçalves, na reunião de peritos de quarta-feira no Infarmed, a maior parte das pessoas que ainda estão por vacinar contra a covid-19 são crianças e jovens entre os 5 e os 20 anos.

Carlos Penha-Gonçalves, coronel do exército, adiantou que, neste momento, há 90% da população com a vacinação iniciada e 88% com a vacinação completa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+