Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Surto em cruzeiro. Sobe para 68 o número de passageiros infetados com Covid-19

03 jan, 2022 - 10:09 • Beatriz Lopes com redação

A grande maioria dos infetados está assintomática ou tem apenas sintomas ligeiros. Já os passageiros sem a doença estão a ser transportados para o aeroporto de Lisboa.

A+ / A-

A última atualização das autoridades aumentou para 68 o número de passageiros infetados na sequência do surto com origem no navio de cruzeiros atracado no cais de Lisboa, desde quarta-feira passada.

Foram detetados mais quatro casos positivos, segundo a informação avançada pelo capitão do porto de Lisboa.

Segundo Diogo Vieira Branco, este número corresponde a oito passageiros e 60 tripulantes, sendo que a maioria está em unidades hoteleiras. Apenas oito elementos do pessoal de bordo cumpre quarentena no navio.

Estão todos vacinados e assintomáticos ou com sintomas ligeiros.

Já os passageiros que testaram negativo estão a ser transportados para o aeroporto de Lisboa de onde seguem para os países de origem.

A operação que teve início às 6h00 e deve acabar às 15h00 está a correr dentro do previsto. “São cerca de três mil passageiros cujo desembarque está planeado ao longo destas nove horas por forma a tentar minimizar logisticamente as dificuldades de todo este processo”, explica.

Quanto à saída do cruzeiro, o capitão Vieira Branco disse que está marcada para quarta-feira às 18h00, mas que ainda não é certo.

O navio cruzeiro "AIDA Nova" chegou a Lisboa no dia 29 de dezembro de 2021, com 4.197 pessoas a bordo, entre 1.353 tripulantes e 2.844 passageiros, de várias nacionalidades, maioritariamente alemã.

Logo nesse dia foram detetados 14 casos positivos, número que aumentou para 52 no dia seguinte, em 30 de dezembro, tendo essas pessoas sido retiradas do navio para hotéis de Lisboa, todas vacinadas e assintomáticas ou com sintomas ligeiros da doença.

No dia 31 de dezembro, sexta-feira, as autoridades de saúde deram autorização para a saída do navio, mas o armador optou por permanecer até ao dia 2 de janeiro, domingo, dia em que iria para Lanzarote, em Espanha.

O navio partiu da Alemanha e tinha Lanzarote, nas Canárias, como destino. A passagem de ano deveria ter acontecido ao largo do Funchal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+