Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sobe para 87 ocorrências devido ao mau tempo nos Açores

31 dez, 2021 - 14:22 • Lusa

"Não há registo de danos pessoais", ressalva a Proteção Civil, mas 15 pessoas ficaram desalojadas e 15 viaturas foram arrastadas devido ao transbordo de uma ribeira.

A+ / A-

A Proteção Civil dos Açores registou durante a manhã desta sexta-feira 11 novas ocorrências relacionadas com o mau tempo, totalizando 87 identificadas desde a meia-noite em todo o arquipélago.

Em comunicado, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) esclarece que, a partir das 8h00 e até cerca das 12:00, contabilizou 11 situações "relacionadas com quedas de árvores, inundações de vias, obstruções de vias, derrocadas e quedas de elementos".

Na ilha de São Miguel foram registadas durante a manhã 10 ocorrências e na ilha Terceira um novo incidente.

"Não há registo de danos pessoais", ressalva a Proteção Civil.

O mau tempo que se fez sentir durante a madrugada levou ao registo de um total de 87 ocorrências: 76 em São Miguel, nove na ilha Terceira, uma em Santa Maria e outra no Pico.

O transbordo de uma ribeira nas Feteiras, concelho de Ponta Delgada, obrigou a realojar 15 pessoas e provocou o arrastamento de 15 viaturas.

Em comunicado, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) esclareceu estar em causa a "passagem de uma superfície frontal fria com ondulações que tem condicionado o estado do tempo no arquipélago".

"Na freguesia das Feteiras, concelho de Ponta Delgada, em São Miguel, uma ribeira transbordou, tendo provocado o arrastamento de 15 viaturas e afetado 13 moradias, motivo pelo qual foi necessário realojar (em casa de familiares) 15 pessoas", indica a Proteção Civil.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou na quinta-feira para laranja os avisos meteorológicos relativos às ilhas dos grupos Oriental e Central dos Açores por causa das previsões de chuva por vezes forte, acompanhada de trovoada.

O IPMA emitiu ainda aviso laranja para as ilhas de São Miguel e Santa Maria, entre as 21:00 de quinta-feira e as 9h00 de hoje, por causa das previsões de vento, com rajadas até 115 quilómetros por hora.

O aviso laranja é o segundo mais grave e representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

São Miguel e Santa Maria têm também ativos avisos amarelos para a agitação marítima, devido à previsão de ondas de cinco a seis metros até às 12:00 de hoje.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+