Tempo
|
A+ / A-

Pandemia

Covid-19. Há 15 surtos em instituições de saúde. 202 profissionais estão infetados

30 dez, 2021 - 21:14 • Fábio Monteiro , André Rodrigues

INEM garante que são seguidas as normas de testagem da Direção-Geral da Saúde. É a resposta ao Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar que alega que a não testagem regular de profissionais tem levado à ocorrência de surtos.

A+ / A-

Há 15 surtos de Covid-19 ativos em instituições de Saúde, com 202 casos confirmados entre os profissionais, avança a Direção-Geral da Saúde à Renascença.

Apesar da escalada diária de novos casos de infeção, motivada pela variante Ómicron, o número de surtos em unidades de saúde é mais reduzido do que noutras alturas do ano.

Segundo a DGS, em maio do ano passado havia 2.828 profissionais de saúde infetados com a Covid-19. Em agosto deste ano havia seis surtos com 16 casos.

Casos no INEM

Esta quinta-feira, o presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, garantiu que o INEM não está a cumprir a norma da Direção-Geral da Saúde que prevê testes regulares à Covid-19 para profissionais mais expostos a contágios.

Em declarações à CNN Portugal, Rui Lázaro, presidente do STEPH, refere que esta circunstância tem permitido surtos que depois obrigam a encerrar os meios de emergência, comprometendo a assistência à população, como aconteceu em Portimão, no início deste mês, onde um surto de Covid-19 obrigou à paragem da ambulância do INEM.

Na resposta, o INEM contraria as declarações do STEPH e esclarece que “monitoriza permanentemente a situação epidemiológica dos seus profissionais e realiza testagens frequentes, alargadas e dirigidas. Quando os profissionais do INEM reportam ter contactado com casos positivos são imediatamente testados, o mesmo acontecendo com os seus colegas de trabalho”.

Na nota, o instituto acrescenta que há “três profissionais do CODU Sul do INEM, que se encontram ao serviço COSul (Centro Operacional 112 do Sul), gerido pela PSP, e que estão infetados”.

No total, conclui o comunicado, há, nesta altura “apenas nove profissionais do INEM positivos para o SARS-CoV-2”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bruno Morais
    30 dez, 2021 porto 23:47
    Mentirosos. Há técnicos em isolamento por terem testado positivo e os colegas nem foram informados nem foram testados. Mentira, mentira e mentira. O INEM. tem de ser sério para 9s seus colaboradores e para a população. A porta da rua é a serventia da casa para os mentirosos

Destaques V+