Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19: Professores e funcionários serão testados no início do 2.º período

23 dez, 2021 - 19:05 • Lusa

Processo deve estar concluído até ao final da segunda semana de aulas, adianta o Ministério da Educação. O ano letivo é retomado a 10 de janeiro.

A+ / A-

Veja também:


Os professores e funcionários das escolas vão ser testados ao vírus SARS-CoV-2 no início do 2.º período, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Educação, antecipado que o processo esteja concluído até ao final da segunda semana de aulas.

A decisão de testar estes profissionais no regresso às atividades presenciais surge na sequência de um parecer da Direção-Geral da Saúde, que recomenda "no início do 2.º período do ano letivo 2021/2022, (...) um "screening" dirigido à comunidade escolar".

Assim, em janeiro todos os docentes e não docentes serão testados, de forma faseada e independentemente do seu estado vacinal.

O Ministério da Educação não precisa quando terá início o rastreio a esses profissionais, mas antecipa que o processo esteja concluído até ao final da segunda semana de aulas.

"Tal como em todos os outros períodos em que decorreu testagem nos estabelecimentos de educação e ensino, e atendendo à capacidade instalada, a realização destes testes rápidos de antigénio ocorrerá de forma faseada, prevendo-se que o procedimento esteja concluído durante as duas primeiras semanas de retoma da atividade presencial", lê-se no comunicado.

O ano letivo é retomado em 10 de janeiro, uma semana após o que estava previsto inicialmente no calendário escolar devido ao agravamento da pandemia da covid-19.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+