Tempo
|
A+ / A-

Covid-19: Comissão Técnica recomenda reforço da vacina para maiores de 40 anos

23 dez, 2021 - 12:40 • Lusa

Medida diminuirá a "pressão sobre os serviços de saúde associada à antecipada propagação da variante de preocupação Ómicron".

A+ / A-

Veja também:


A Comissão Técnica de Vacinação contra a covid-19 recomenda "fortemente" o reforço da vacinação dos maiores de 40 anos, a maioria das pessoas hospitalizadas (cerca de 94%), segundo um parecer divulgado esta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

"É expectável que a administração de uma dose de reforço às pessoas com 40 ou mais anos de idade, priorizando os mais velhos, às pessoas com comorbilidades e aos profissionais de saúde (...) diminua a previsível pressão sobre os serviços de saúde associada à antecipada propagação da variante de preocupação Ómicron", refere o parecer da Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 (CTVC) sobre o alargamento do reforço da vacina.

Os dados indicam que a 15 de dezembro de 2021, os maiores de 40 anos representavam 94,5% dos doentes internados em enfermaria e 93,4% dos internados em cuidados intensivos.

"Nesta fase, é premente manter a maximização da vacinação das pessoas definidas na estratégia de reforço vacinal e estender a vacinação com doses de reforço a quem mais dela puder beneficiar", lê-se no documento publicado no "site" da DGS.

Para a CTVC, o cenário de crescimento epidémico antecipado com o surgimento da Ómicron justifica a adaptação da dose de reforço, "com prioridade para as pessoas mais vulneráveis, também em linha com as recomendações do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC)".

Os estudos publicados demonstram, segundo a CVTC, "um claro benefício da vacinação contra a covid-19 com dose de reforço para as pessoas com 40 ou mais anos de idade e das pessoas dos 18 aos 39 anos com comorbilidades, pelo que a vacinação destas pessoas é fortemente recomendada, no atual contexto epidemiológico".

Com a vacinação destes grupos estima-se a redução de mais de 90% do número de pessoas hospitalizadas por covi-19, assumindo-se uma adesão elevada à vacinação com dose de reforço.

Quanto à população mais jovem, "os dados e a evidência disponíveis são mais incertos relativamente à magnitude do benefício com a vacinação das pessoas com menos de 40 anos sem comorbilidades, especialmente por não ser possível antecipar o impacto da vacinação destas faixas etárias na evolução da situação epidemiológica com predominância da variante Ómicron", adianta.

A administração da dose de reforço aos grupos definidos nesta estratégia começou em dia 11 de outubro, tendo-se alcançado a 15 de dezembro uma cobertura vacinal de 85% nos maiores de 80 anos e de 79% nos 70/79 anos.

"Os estudos de efetividade vacinal são unânimes em mostrar que as vacinas protegem contra doença grave e morte e que, essa proteção, é razoavelmente estável ao longo do tempo", refere.

Pode, contudo, diminuir ao longo do tempo, tendo em conta a idade e a presença de múltiplas doenças.

"O risco de morte por covid-19 aumenta com a idade de forma muito evidente", sendo que o grupo dos maiores de 85 anos tem um risco de morrer 10 vezes superior ao grupo dos 18-39 anos.

Nas últimas semanas tem-se verificado um agravamento da situação epidemiológica, que reflete um aumento do número de novos casos em crianças dos 6-11 anos e de adultos até aos 70 anos, não sendo verificado acima desta idade, provavelmente, pelo reforço vacinal.

"Apesar de ainda não serem conhecidos dados sobre a gravidade clínica da covid-19 por Ómicron nem a capacidade de proteção do esquema vacinal primário/reforço contra a doença grave causada por esta variante, considera-se que as vacinas mantêm proteção contra doença grave, mesmo para a variante Ómicron", acrescenta.

Em declarações à Renascença, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, admite desde já que a dose de reforço da vacina de Covid-19 irá, nos próximos tempos, ser alargada até aos 18 anos.

“Durante a noite, saiu um parecer da CTVC [comissão técnica de vacinação contra a Covid-19], emitido pela Direção-Geral da Saúde em como a dose de reforço irá até aos 18 anos, obviamente, feito de acordo com prioridades”, afirmou, explicando que “essas prioridades englobam pessoas com mais de 18 anos com comorbilidades”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+