Tempo
|
A+ / A-

Mais de 24 milhões de testes Covid feitos em Portugal desde o início da pandemia

22 dez, 2021 - 08:19 • Olímpia Mairos

O recorde de testes diários foi alcançado no dia 17 de dezembro com mais de 227 mil testes realizados.

A+ / A-

Veja também:


Portugal ultrapassou os 24 milhões de testes de despiste do coronavírus desde o início da pandemia.

Em comunicado, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) adiantou que, até segunda-feira, foram realizados 24.056.249 milhões de testes à Covid-19.

Destes mais de 24 milhões de testes, aproximadamente 16 milhões foram de testes PCR e cerca de 8,1 milhões de testes rápidos de Antigénio (TRAg) de uso profissional.

O INSA assinala, em comunicado, que em apenas sete dias, o país voltou a “ultrapassar a marca de 1 milhão de testes, dos quais mais de 740 mil (69%) foram TRAg de uso profissional”. Estes dados não incluem os autotestes”.

O documento dá conta que entre 1 e 20 de dezembro, foram realizados “perto de 2,7 milhões de testes de diagnóstico à Covid, com uma média diária de quase 133 mil testes”.

“Destes, cerca de 870 mil foram TAAN/PCR e perto de 1,8 milhões foram TRAg de uso profissional”, especifica.

Desde o início do mês, Portugal registou números de testagem diária superiores a 100 mil testes em 15 dos 20 dias já contabilizados, sendo o dia 17 de dezembro aquele em que, até à data, mais testes foram realizados desde o início da pandemia, num total de 227.284.

Os testes rápidos de antigénio efetuados nos laboratórios e farmácias aderentes ao regime excecional de comparticipação voltaram a ser gratuitos a partir de 19 de novembro.

A medida que abrange toda a população foi reforçada, após a reunião do Conselho de Ministros, com a possibilidade de cada utente passar a poder realizar até seis testes gratuitos por mês, com vista a intensificar a proteção da saúde pública e o controlo da pandemia Covid-19, vigorando pelo menos até 31 de dezembro.

“A reativação do regime excecional e temporário de comparticipação dos TRAg visa contribuir para a deteção e isolamento precoce de casos, prevenir e mitigar o impacto da infeção por SARS-CoV-2 nos serviços de saúde e nas populações vulneráveis, assim como reduzir e controlar a transmissão da infeção por SARS-CoV-2 e monitorizar a evolução epidemiológica da Covid-19”, sublinha o INSA em comunicado.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+