Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

"Devemos pensar seriamente" em novas restrições para o Ano Novo, diz especialista

17 dez, 2021 - 18:00 • Henrique Cunha

O diretor da Unidade Autónoma de Gestão de Urgências e Medicina Intensiva do Hospital São João antecipa que se avizinham "dois meses muito difíceis" para a pressão sobre os serviços de urgência.

A+ / A-

O diretor da Unidade Autónoma de Gestão de Urgências e Medicina Intensiva do Hospital São João diz que "devemos pensar seriamente" na possibilidade de aumentar o nível de restrições no Ano Novo.

À Renascença, Nelson Pereira entende que a prevalência da variante Ómicron pode obrigar a novas medidas em relação às festividades da passagem de ano.

"No Natal, os encontros são feitos dentro de casa" - no Ano Novo não é o caso. Devemos pensar se devemos manter esta estratégia de deixarmos as pessoas encontrarem-se em contextos pouco protegidos", defende.

O intensivista do Hospital São João admite que o crescimento de casos com a nova variante poderá "rapidamente fazer enxertar uma sexta vaga nesta quinta que estamos a viver".

"Temos de estar muito atentos ao que vai acontecer nas próximas semanas", avisa.

Nelson Pereira pede que seja transmitida uma postura de "alguma cautela e que podem ser necessárias outras medidas, porque pode mesmo a ter de acontecer".

Já relativamente à pressão sobre os serviços de urgência, o especialista acredita que se avizinham "dois meses muito difíceis".

"Os serviços de urgência vão intensificar-se. Quer pela Ómicron, quer por outras doenças respiratórias desta altura do ano", antecipa.

E, no pior dos casos, Nelson Pereira admite mesmo que o volume de doentes em cuidados intensivos "pode vir a ser superior às nossas capacidades".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+