Tempo
|
A+ / A-

Restrições Covid-19

Discotecas fecham no dia 25 e restaurantes com teste obrigatório nas festas

21 dez, 2021 - 17:10 • Marta Grosso

A partir de dia 25, é também necessário teste negativo para acesso a espetáculos. A antecipação de medidas tem sido defendida pelos especialistas com vista a evitar um pico de casos de Covid-19 em janeiro.

A+ / A-

Veja também:


As discotecas vão fechar a porta a partir das zero horas do dia 25 de dezembro. A decisão foi tomada nesta terça-feira em Conselho de Ministros antecipado, tendo em conta o aumento de casos de Covid-19 e a incidência da variante Ómicron.

O anúncio foi feito pelo primeio-ministro, António Costa, que anunciou também, para os dias 24 e 25 de dezembro e nos dias 30, 31 de dezembro e 1 de janeiro, a obrigação de teste negativo à Covid-19 para acesso a restaurantes, casinos e festas de passagem de ano.

Na noite de passagem de Ano, estão ainda proibidos ajuntamentos na via pública com mais de 10 pessoas e o consumo de álcool.

A antecipação do período de contenção contempla ainda os espetáculos culturais, para os quais será necessário, a partir de dia 25, um teste negativo à Covid-19.

Estas medidas vigoram, pelo menos, até dia 10 de janeiro, mas serão reavaliadas no dia 5.

A antecipação das restrições previstas para depois do Ano Novo é defendida por vários especialistas, entre os quais o imunologista Miguel Prudêncio, do Instituto de Medicina Molecular.

À Renascença, o especialista defendeu o encerramento ou a forte limitação do acesso a espaços de diversão noturna e a eventos de grande concentração, como jogos de futebol, durante a época das festas.

Não sendo apologista de confinamentos, Miguel Prudêncio considera importante medidas “dirigidas àqueles cenários em que, pela quantidade de pessoas e pela sua proximidade, a probabilidade de contágio aumenta significativamente”.

Tendo em conta as previsões de predominância da variante Ómicron nas próximas semanas, e observando o que se passa em muitos outros países, o Governo decidiu antecipar para esta terça-feira o Conselho de Ministros com vista à adoção de medidas de combate e prevenção da pandemia.

“Esta antecipação resulta do facto de propostas recebidas pelo grupo de epidemiologista que têm apoiado o executivo. Como são medidas com impacto na vida das pessoas, convém que sejam tomadas com antecedência, tendo em vista tornar possível uma melhor preparação e adaptação”, declarou fonte do executivo.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+