Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Mais de 88 mil crianças vacinadas neste fim de semana

19 dez, 2021 - 19:29 • Redação com Lusa

Número ultrapassa os 77 mil agendamentos marcados para sábado e domingo.

A+ / A-

Este fim de semana, até às 18h00 deste domingo, foram vacinadas contra a COVID-19 cerca de 88 mil e 800 crianças, é dito em comunicado.

O balanço oficial da campanha de vacinação deste fim de semana, dá conta de que, para além das 77 mil vacinações agendadas, "foi dada a oportunidade às crianças entre os 9 e os 11 anos de serem vacinadas sem marcação nos centros de vacinação de todo o país".

"As crianças dos 9 aos 11 anos que não foram vacinadas neste fim de semana vão ter oportunidade de agendar a vacinação para os próximos dias dedicados à vacinação pediátrica", é dito no mesmo comunicado.

Só no sábado, dita o relatório de vacinação diário da Direção-geral de Saúde, um total de 43.708 crianças entre os 5 e os 11 anos foram vacinadas.

De acordo com os números diários da DGS sobre a vacinação de covid-19 e gripe, mais 3.811 pessoas fizeram a vacinação primária completa contra a covid-19, num total de 8.646.874, e mais 1.797 fizeram a vacinação de reforço, num total de 2.324.495 vacinados.

Quanto à gripe, mais 996 pessoas foram vacinadas no sábado, totalizando 2.308.786 vacinados.

O Governo estima que as segundas doses da vacina pediátrica da Pfizer sejam administradas entre 05 de fevereiro e 13 de março do próximo ano.

Até lá, está previsto que, entre 06 e 09 de janeiro, sejam vacinadas as crianças que têm entre 9 e 7 anos, ficando reservados os dias 15 e 16 para a administração da primeira dose ao grupo dos 6 e 7 anos, enquanto a 22 e 23 do mesmo mês serão vacinadas as de 5 anos.

As crianças com comorbilidades terão prioridade para serem vacinadas, independentemente da idade, desde que tenham prescrição médica, bastando que se se dirijam aos centros para receberem a vacina contra o SARS-CoV-2.

O autoagendamento para a vacinação das crianças contra a covid-19 foi aberto na segunda-feira, dias depois de o Governo ter sido anunciado a decisão de vacinar esta faixa etária, na sequência da recomendação da Direção-Geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+