Tempo
|
A+ / A-

Covid-19 Arranca a vacinação de crianças entre 9 e 11 anos

18 dez, 2021 - 09:54 • Lusa

Crianças com comorbilidades terão prioridade. Segundas doses devem ser administradas entre 5 de fevereiro e 13 de março de 2022.

A+ / A-

Cerca de 77 mil crianças de nove, 10 e 11 anos começam a ser vacinadas neste sábado contra a Covid-19, um processo que se prolonga pelo fim de semana, com os centros reservados apenas para esta faixa etária.

Hoje e domingo é o primeiro período destinado a vacinar os menores entre os 5 e os 11 anos, com o Governo a estimar que as segundas doses da vacina pediátrica da Pfizer sejam administradas entre 05 de fevereiro e 13 de março do próximo ano.

Até lá, está previsto que, entre 6 e 9 de janeiro, sejam vacinadas as crianças que têm entre 9 e 7 anos, ficando reservados os dias 15 e 16 para a administração da primeira dose ao grupo dos 6 e 7 anos, enquanto a 22 e 23 do mesmo mês serão vacinadas as de 5 anos.

As crianças com comorbilidades terão prioridade para serem vacinadas, independentemente da idade, desde que tenham prescrição médica. Basta que se dirijam aos centros para receberem a vacina contra o SARS-CoV-2.

O autoagendamento para a vacinação das crianças contra a Covid-19 foi aberto na segunda-feira, dias depois de o Governo ter sido anunciado a decisão de vacinar esta faixa etária, na sequência da recomendação da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos dias destinados a esta faixa etária, os adultos não poderão receber a vacina nos centros de vacinação do país, uma decisão que o Governo justificou com a necessidade de "criar condições para que o processo decorra com tranquilidade".

Ao fim da manhã, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, e o responsável do núcleo de coordenação do plano de vacinação, coronel Carlos Penha-Gonçalves, visitam os centros de vacinação de Gondomar e do Cerco, no Porto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+