Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Luto parental. Marcelo promulga alargamento para 20 dias

15 dez, 2021 - 10:09 • Marta Grosso

A medida foi aprovada pelo Parlamento em novembro, na sequência de uma petição da associação Acreditar.

A+ / A-

O Presidente da República promulgou, nesta quarta-feira, o prolongamento da licença por falecimento de um filho para 20 dias.

“O Presidente da República promulgou hoje o diploma da Assembleia da República que alarga o período de faltas justificadas em caso de falecimento de descendente ou afim no 1.º grau da linha reta, alterando o Código do Trabalho”, anuncia a Presidência da República no site oficial.

A luz verde de Marcelo Rebelo de Sousa segue-se à aprovação, no Parlamento, em 25 de novembro, de oito iniciativas legislativas, que depois deram origem a um texto comum.

O processo começou com uma petição da associação Acreditar – Associação de Pais e Amigos das Crianças com Cancro, com mais de 80 mil assinaturas.

A licença para o luto parental era de cinco dias.

Um dos rostos da causa da Acreditar, Filipa Silveira e Castro, da direção da associação, considera que o tema do luto parental “estava escondido” e “esquecido”.

“É um assunto tabu e, ao não ser falado, as pessoas não se apercebem destas questões”, defendeu, contando que se foi apercebendo disso com a reação dos pais e das pessoas com quem falava.

“Ficavam incrédulos e perguntavam-me: ‘estás a brincar? Cinco dias?’”, recordou, adiantando que a reação imediata foi dizerem que iam assinar a petição e divulgá-la para chegar a um maior número de pessoas.

Da parte das empresas, a reação foi positiva, mas pediram apoio financeiro ao Estado.

Mais dias de luto parental? "Não consigo deixar de dizer que concordo"
Mais dias de luto parental? "Não consigo deixar de dizer que concordo"
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+