Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Operação Outbreak. ASAE fecha três estabelecimentos e multa 33 por incumprimento

05 dez, 2021 - 13:02 • Redação

Fiscalização decorreu no Porto, Braga, Chaves, Coimbra, Viseu, Covilhã, Lisboa, Cascais, Estoril, Santarém, Almeirim, Évora e Faro.

A+ / A-

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) suspendeu três estabelecimentos e instaurou 33 processos de contraordenação no âmbito da Operação Outbreak.

Esta ação de fiscalização, que decorreu na noite de sábado, teve como enfoque os estabelecimentos de restauração, bares e discotecas. O principal objetivo foi fiscalizar o cumprimento das regras aplicáveis no atual contexto da pandemia da Covid-19.

Os agentes estiveram no terreno no Porto, Braga, Chaves, Coimbra, Viseu, Covilhã, Lisboa, Cascais, Estoril, Santarém, Almeirim, Évora e Faro.

Segundo o comunicado enviado à redação, no total foram fiscalizados 82 operadores económicos, tendo sido instaurados 33 processos de contraordenação, “destacando-se como principais infrações a falta de observância do dever de verificação, por parte dos responsáveis dos estabelecimentos, do certificado digital ou testes e a falta de observância, por parte dos clientes, do dever de apresentação e detenção de Certificado Digital da UE, entre outras”.

Foi também decretada a suspensão imediata de atividade de três estabelecimentos - um restaurante, um bar e uma discoteca - por não cumprimento das regras definidas para o atual contexto de pandemia.

As operações contaram com a colaboração da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública.

“A ASAE continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar bem como para garantia do cumprimento das regras de saúde pública determinadas pela situação pandémica.”

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+