Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal já recebeu 500 refugiados do Afeganistão e vai acolher mais

06 dez, 2021 - 14:31 • José Pedro Frazão , Marta Grosso

Ministro dos Negócios Estrangeiros está na ONU, onde vai defender o alargamento do acolhimento de refugiados em instituições de ensino superior com base na plataforma criada por Jorge Sampaio.

A+ / A-

Portugal vai receber mais refugiados afegãos, diz o ministro dos Negócios Estrangeiros à Renascença, adiantando que o país já recebeu cerca de 500 refugiados com origem no Afeganistão.

“Nós temos hoje cerca de meio milhar de pessoas já acolhidas, que correspondem às prioridades que definimos: os colaboradores das forças destacadas, os colaboradores de forças internacionais e as pessoas em situação particularmente vulnerável, isto é, ativistas de direitos humanos, funcionários da administração afegã, jornalistas, mulheres desportistas, mulheres juristas, mulheres engenheiras, enfim…”, aponta Augusto Santos Silva, sublinhando que, “por razões de segurança”, só fala no que já foi concretizado.

“Mas posso dizer que o processo continua em curso”, acrescenta.

O ministro português dos Negócios estrangeiros está nas Nações Unidas, em Nova Iorque, onde vai discursar na cerimónia de homenagem a Jorge Sampaio e defender o alargamento da experiência de acolhimento de refugiados em instituições de ensino superior com base na plataforma liderada pelo antigo Presidente da República e já com um projeto semelhante com 10 países do Mediterrâneo.

“Há poucas semanas, a União para o Mediterrâneo apoiou esta iniciativa e já hoje 10 países do Mediterrâneo se dispõem a participar neste processo de acolhimento de estudantes sírios ou de outras regiões em conflito”, indica nestas declarações à Renascença.

“Agora, o que nós queremos é que a comunidade internacional como um todo – portanto, as Nações Unidas como um todo – apoiem aquilo a que nós chamamos esse mecanismo de resposta rápida para situações de emergência e ensino superior”, refere.

A homenagem a Jorge Sampaio decorre nesta segunda-feira, numa iniciativa da Aliança das Civilizações, de que Sampaio foi o primeiro alto representante.

Em 2006, Jorge Sampaio foi o enviado especial da ONU na Luta contra a Tuberculose e, um ano depois, foi convidado para exercer o cargo de Alto Representante da ONU para o Diálogo das Civilizações, até 2013.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+