Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

168 mil testes Covid-19. Portugal bate novo recorde diário

05 dez, 2021 - 11:40

Durante esta semana foi ultrapassada a barreira de cem mil testes diários por três vezes, segundo a “task force” da testagem.

A+ / A-

Cerca de 168 mil testes à Covid-19 foram feitos em Portugal na sexta-feira, superando em mais de 50 mil os realizados na véspera, apresentando uma taxa de positividade de 3,3%, revelou a “task force” da testagem.

Durante esta semana foi ultrapassada a testagem de cem mil testes diários por três vezes: na terça-feira, dia 30 de novembro, quando foram feitos cerca de 117 mil, na quinta-feira quando se realizaram 113 mil e na sexta-feira, com 168 mil, segundo as autoridades.

Este é o maior número de testes alguma vez registado num só dia em Portugal, destes, 117 mil testes (70%) foram testes rápidos de antigénio, revelaram as autoridades, sublinhando que os números excluem os autotestes.

"Entre 29 de novembro e 3 de dezembro, foram realizados mais de 540 mil testes de diagnóstico, sendo que a 26 de novembro, o país tinha já atingido a marca de 21 milhões de testes e deverá atingir os 22 milhões no início da próxima semana", lê-se na nota.

Segundo a “task force” da testagem, no mês de novembro realizaram-se "aproximadamente 1,5 milhões de testes de diagnóstico, com uma média diária de cerca de 50 mil testes".

Em relação à sua tipologia, realizaram-se até à data cerca de 15,2 milhões de testes TAAN/PCR e aproximadamente 6,4 milhões de TRAg de uso profissional, num total de 21,6 milhões de testes.

Desde o dia 19 de novembro, os testes rápidos de antigénio efetuados nas farmácias e laboratórios aderentes ao regime excecional de comparticipação voltaram a ser gratuitos.

O regime excecional e temporário tinha terminado em outubro, tendo em conta que Portugal estava próximo de atingir os 85% da população totalmente vacinada, mas o ministério decidiu reativá-lo devido à atual situação epidemiológica, com o aumento de casos de Covid-19 e dos internamentos.

A medida, que abrange agora toda a população, "pretende reforçar a proteção da saúde pública e o controlo da pandemia Covid-19 e vigora até 31 de dezembro", refere a “task force” de testagem, coordenada por Fernando Almeida, presidente do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+