Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Preços das comunicações em Portugal são os segundos mais altos da UE

24 nov, 2021 - 11:22 • Fátima Casanova

Estudo coloca o país na 26.ª posição do ranking da UE27, tendo caído duas posições face ao ano anterior, em que ocupava a 24.ª posição.

A+ / A-

Os preços das comunicações praticados em Portugal são os segundos mais altos da União Europeia. Para encontrar faturas mais caras só no Chipre.

O estudo da Comissão Europeia coloca o país na 26.ª posição do ranking da UE27, tendo caído duas posições face ao ano anterior, em que ocupava a 24.ª posição.

No caso das ofertas isoladas de banda larga móvel, há preços que podem ser mais do dobro da média praticada pelo 27.

No que diz respeito às ofertas de voz móvel e Internet no telemóvel, os preços praticados em Portugal eram até 75% superiores à média da UE.

Quanto aos preços das ofertas, que combinam a banda larga fixa, o serviço telefónico fixo, televisão e telemóvel, também são dos mais caros, mas se comparados com os preços mais baixos da UE, em Portugal chegam a ser três vezes superiores.

De resto, o desalinhamento dos preços verifica-se há vários anos nas comunicações. Entre o final de 2009 e outubro de 2021, os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram cerca de 8%, enquanto na UE diminuíram quase 10%.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bruno
    24 nov, 2021 aqui 13:50
    A história é sempre a mesma: quando é para pagar, Portugal é onde mais se paga na Europa; quando é para receber salário, Portugal é onde menos se recebe na Europa.

Destaques V+