Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Hospital de Vila Franca sem macas disponíveis às 8h00

17 nov, 2021 - 11:13 • João Cunha

Corporações de bombeiros da zona denunciam dificuldades e falta de meios, hospital nega.

A+ / A-

Pouco depois das 8h00 as 70 macas do serviço de urgência do Hospital de Vila Franca de Xira já estavam totalmente ocupadas por doentes ali levados pelos bombeiros da região.

A partir dessa hora, e segundo alguns funcionários daquele hospital, os doentes que ali cheguem de maca dos bombeiros obrigam a que estes esperem que a mesma lhes seja devolvida, o que só acontece à medida que os doentes nas urgências forem triados e encaminhados para outros serviços. Enquanto a maca não for devolvida, a ambulância não pode circular.

A situação presenciada pela Renascença confirma as queixas feitas na terça-feira pelos bombeiros locais, que escreveram uma carta aberta sobre o assunto.

"A semana passada tive uma ambulância que deixou lá uma maca pelas 13h30, e foi buscá-la às 18h30. Há dois dias o INEM esteve três horas à espera de uma maca. E estive quase 40 minutos para levar um doente à triagem. É assim que o Hospital está a funcionar", diz Elviro Passarinho, o comandante dos Bombeiros de Vila Franca de Xira, que ainda assim diz ter sorte, devido à proximidade do Hospital.

Chegou a mandar regressar o pessoal de serviço à ambulância, deixando a maca que mais tarde era entregue – mas libertando o pessoal. "Não é bom nem é operacional, um serviço desses", desabafa.

Segundo alguns funcionários do Hospital, a situação não é de agora. Já quando aquela unidade era gerida por uma entidade privada, havia picos de afluência que provocavam o mesmo problema, mas a situação era rapidamente resolvida, garante Elviro Passarinho.

"Eu cheguei a ver camiões a descarregar macas em alturas mais difíceis. Macas que vinham do hospital de Cascais e de outros hospitais. Agora, há falta de macas", diz.

A situação agravou-se com a passagem, há seis meses, para gestão pública. Desde então, aumentou o número de doentes a serem encaminhados para este hospital. Com o inverno, a gripe junta-se ao aumento de casos de Covid dos últimos dias, e a situação vai piorar, espera o comandante.

"É o que se espera. Daqui para a frente, com a gripe, a situação vai piorar. Juntar a gripe à Covid vai ser pior ainda", sublinha Elviro Passarinho.

Hospital nega falta de meios

Ouvido pela Renascença, o presidente do Conselho de Administração do Hospital nega que haja falta de macas e que, esta manhã, já não existisse nenhuma livre.

"Havia macas disponíveis. Não havia muitas, mas havia macas disponíveis, até porque durante este verão o atual Conselho de Administração do Hospital de Vila Franca de Xira entendeu que devia reforçar o número de macas", diz Carlos Andrade Costa.

Andrade Costa estranha ainda a carta aberta escrita por 12 corporações de bombeiros, dado que nunca receberam "nenhum pedido de reunião, nenhuma situação de contacto direto".

[notícia atualizada às 15h57 com posição do hospital]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+