Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alentejo

Descubra as 50 melhores rotas pedestres no maior festival de caminhadas

02 nov, 2021 - 11:26 • Rosário Silva

O TransAlentejo Walking decorre pela primeira vez, entre 4 e 28 de novembro. A iniciativa oferece caminhadas e muitas outras atividades em todo o Alentejo

A+ / A-

Passar pelo Alentejo e deixar a “sua pegada”, é o convite proposto pela primeira edição do TransAlentejo Walking Festival que começa esta quinta-feira. A iniciativa vai dar a conhecer os 50 percursos pedestres que fazem parte da estruturação base do território como destino de caminhadas.

“Esta estruturação está efetuada em todos os concelhos do Alentejo com a sinalização e informação plena de uma rota por município, as quais estão editadas em quatros guias impressos e disponíveis na plataforma on-line, explica a Turismo do Alentejo ERT que, com o apoio do Turismo de Portugal e a participação dos municípios do Alentejo e da SAL - Sistemas de Ar Livre, leva a cabo o evento.

A "Sua Pegada - Your Footprint" é o mote da estruturação turística da Rede de Passeios Pedestres TransAlentejo, o único produto turístico que está presente de forma transversal em todo o território alentejano.

Depois da criação, sinalização e edição das rotas pedestres, está agora na altura de dar a conhecer este novo produto turístico de caminhadas, também conhecido por “walking”, que é, de momento, o único que atravessa todos os municípios da região.

“Os percursos pedestres criados têm todos um conceito comunicacional comum, são suportados por guias informativos de imagem harmonizada, utilizam mapas de grande qualidade sobre cartas militares e destacam pontos de interesse de valor natural e cultural”, explicam os promotores.

Esta é uma iniciativa que decorre até 28 de novembro, com quatro centralidades – Alpalhão, Montemor-o-Novo, Ferreira do Alentejo e Reguengos de Monsaraz (Alqueva) – onde, em torno de cada uma delas, se desenvolvem quatro dias de atividades.

De acordo com o programa, “em cada quinta-feira, haverá um espaço de conferência sobre temáticas que associam o território ao desenvolvimento turístico e onde se irão compreender casos de estudo de outros destinos”.

As sextas-feiras de novembro, são destinadas “à divulgação interna das rotas, com pequenas realizações com as comunidades locais e a divulgação dos espaços urbanos e culturais aos visitantes externos”.

Quanto aos dias de sábado e domingo, a organização indica que “serão dedicados aos passeios pedestres por caminheiros do território ou visitantes”, uma vez que estão previstas “um conjunto de cinco a seis caminhadas guiadas, pelo que o difícil será escolher as mais bonitas opções”.

O TransAlentejo é o mais importante evento de Turismo de Natureza do Alentejo, uma região com cerca de 31.600Km2 e 47 concelhos distribuídos por quatro distritos.

A organização do Turismo de Caminhadas começou, na região, no inicio deste século com a criação de algumas redes municipais de percursos pedestres, mas só em 2016 a Turismo do Alentejo ERT fez uma abordagem global a todo o território, começando a infraestruturar a denominada rede TransAlentejo, que ficou completa em 2020.

Já este ano foram criados mais três trajetos, num projeto de Rotas Transfronteiriças em geminação com as Rotas Pedestres da Extremadura (Espanha).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+