Tempo
|
A+ / A-

Centro de Vacinação nas Devesas em Gaia abre a 3 de novembro

29 out, 2021 - 18:27 • Lusa

Acrescenta a resposta estar "previsto que os centros de vacinação das Devesas e de Grijó se mantenham em funcionamento até 31 de dezembro".

A+ / A-

O novo centro de vacinação de Vila Nova de Gaia nas Devesas abre a 3 de novembro e o instalado no Pavilhão das Pedras encerra no sábado às 15h00, indicou esta sexta-feira a Câmara Municipal.

"Terça-feira decorrerá a transferência e operacionalização para o Centro das Devesas, que abre a 3 de novembro", lê-se na comunicação da autarquia do distrito do Porto.

Em resposta ao pedido de confirmação da Lusa sobre o início do novo centro, a Câmara liderada pelo socialista Eduardo Vítor Rodrigues assinalou ainda que para o atual centro de vacinação "não há agendamentos para domingo".

Sublinhou a autarquia que o novo centro "vai ter 13 postos de vacinação", que o "número de profissionais dependerá sempre do volume de agendamentos" e que "será feita dupla vacinação - Covid-19 e gripe".

Acrescenta a resposta estar "previsto que os centros de vacinação das Devesas e de Grijó se mantenham em funcionamento até 31 de dezembro".

A 21 de outubro, a Câmara justificou a necessidade de sair do Pavilhão das Pedras como consequência do início do ano letivo e da atividade desportiva no concelho.

Na nota de imprensa então emitida, a autarquia lembrou ter-se empenhado no processo de vacinação muito para além das suas estritas competências legais, tendo cedido espaços próprios, custeado a logística, contratado dezenas de enfermeiros, colocado a Polícia Municipal, bombeiros e assistentes técnicos e operacionais a apoiar a operação.

A Câmara ressalvou que a task-force foi extinta há várias semanas, o que significa que o país está num momento diferente, em que os centros de saúde voltam a ser chamados à sua missão, agora que são muito menos as pessoas a receber a terceira dose.

No entanto, acrescentou, revelou-se uma oportunidade para a tutela da Saúde juntar a terceira dose da vacina contra a Covid-19 com a vacina anual da gripe, sendo, uma vez mais, o município interpelado a colaborar.

"Continuamos empenhados em colaborar com todas as necessidades, mas não podemos perder o foco das nossas obrigações ou das nossas competências", concluiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ERMELINDA CARDOSO
    30 nov, 2021 VILA NOVA DE GAIA 14:42
    Fui convocada há cerca de 2/3 semanas para proceder à vacinação COVID E GRIPE para hoje pelas 13h36. Dirigi-me ao centro de vacinação e perante uma grande fila esclareci-me junto do segurança dizendo que tinha marcação. Aí fui informada de que teria de ir para o fim da fila e que a demora no atendimento estava pelas 3 horas. Resolvi não ficar por vários motivos - 1º tinha uma marcação - 2º dado os problemas de saúde que tenho não posso manter-me durante tanto tempo de pé, e ao frio - 3º estamos constantemente a ser alertados para manter vários cuidados para evitar o contágio o que não acontece numa fila tão longa e sem qualquer distanciamento. Dou conta através das noticias de que este não é caso único . Penso que organização deve ser repensada tanto mais que verifico que os centros de saúde se encontram bastante aliviados Aguardo os comentários de V. Exas

Destaques V+