Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bastonários exigem levantamento urgente de atrasos. “É preciso recuperar a saúde, já”

25 out, 2021 - 09:56 • Lusa

Lembram os milhões de consultas, exames e tratamentos que ficaram por fazer. “Se o país não estava bem antes da pandemia, agora está pior.”

A+ / A-

Seis bastonários da área da Saúde assinam um artigo de opinião a defender urgência de um levantamento rigoroso dos atrasos e das carências no setor para traçar um plano de recuperação imediata da assistência aos portugueses.

No artigo, publicado no jornal Público e assinados pelos bastonários das ordens dos nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos, biólogos, médicos e dentistas, os responsáveis defendem que só com este levantamento “rigoroso” se poderá traçar um plano de ação “claro e objetivo” para recuperar dos atrasos impostos pela pandemia.

Além da importância de conhecer os atrasos na assistência médica aos portugueses, querem que sejam igualmente conhecidas as reais carências e os défices materiais e organizacionais do sistema.

Dizem que só assim se consegue programar um plano de resposta com vista à recuperação da assistência aos portugueses e à criação de condições “que permitam enfrentar com tranquilidade os desafios futuros do setor da saúde”.

“A reestruturação e o robustecimento do sistema de Saúde devem ser considerados objetivos de prioridade máxima tendo em vista o seu financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, de forma a garantir o acesso de todos os portugueses a cuidados de saúde integrais e de qualidade, bem como a plena resposta às suas reais necessidades”, escrevem.

Os bastonários dizem-se “exaustos após quase dois anos de luta contra a pandemia da Covid-19, inquietos com o atraso acumulado na resposta às demais patologias e preocupados com a ausência de uma estratégia robusta e coerente que permita enfrentar os problemas e os défices crónicos do sistema de saúde”.

Defendem que a definição de uma estratégia “clara e integrada” para a Saúde deve “dar prioridade à investigação e à inovação, à redução da burocracia e à adoção de métodos de gestão modernos e eficientes, que explorem as virtualidades da digitalização, beneficiem a sustentabilidade do sistema e subordinem o financiamento à produtividade e aos resultados alcançados”.

Lembram que as necessidades e contingências do combate à pandemia “produziram efeitos que não podem ser ignorados”, apontando os milhões de consultas, exames e tratamentos que ficaram por fazer, “agravando de forma substancial a saúde dos portugueses e o bem-estar da população”.

Se o país não estava bem antes da pandemia, agora está pior”, consideram.

Os bastonários recordam igualmente, neste artigo, que o confinamento, isolamento e a redução dos contactos sociais tiveram também como consequência o aumento dos problemas de saúde mental, a que acrescem as patologias relacionadas com as sequelas físicas de longo prazo provocadas pela covid-19 em milhares de doentes recuperados.

Os profissionais de saúde a quem cabe dar resposta a estes atrasos estão exaustos, padecem também eles de doença mental e fadiga pandémica, e enfrentam frequentemente condições de trabalho marcadas por inúmeras carências, pela desorganização e pela falta de investimento em setores fundamentais, como a saúde mental, a saúde oral, a saúde nutricional e assistência farmacológica”, acrescentam.

“É preciso recuperar a saúde, já”, escrevem.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+