Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Leiria

Detidas 11 pessoas por corridas ilegais na A8 e na A19

21 out, 2021 - 17:27 • Lusa

Durante os meses de setembro e outubro, a GNR desenvolveu várias ações de fiscalização com o intuito de prevenir a realização de corridas ilegais que decorriam, sobretudo, na A19, junto ao "shopping" de Leiria, e na A8, entre Leiria e Pataias e Tornada e Caldas da Rainha.

A+ / A-

O Comando Territorial da GNR em Leiria, através do Destacamento de Trânsito de Leiria, anunciou esta quinta-feira que deteve 11 pessoas relacionadas com corridas ilegais de carros nas autoestradas 8 e 19, na região de Leiria.

Durante os meses de setembro e outubro, a GNR desenvolveu várias ações de fiscalização com o intuito de prevenir a realização de corridas ilegais, manobras perigosas na via pública e crimes de condução perigosa, no distrito de Leiria.

O comandante do Destacamento de Trânsito de Leiria, Rui Costa, disse à agência Lusa que as corridas ilegais decorriam, sobretudo, na autoestrada 19 (A19), junto ao "shopping" de Leiria, e na A8, entre Leiria e Pataias e Tornada e Caldas da Rainha.

Na sequência de várias denúncias de corridas ilegais e de “manobras de diversão, onde por norma se verifica uma grande concentração de pessoas”, a GNR desenvolveu “várias ações de fiscalização”, que resultaram na detenção de 11 pessoas.

Os detidos terão praticado crimes de condução sob o efeito de álcool - igual ou superior a 1,2 gramas por litro de sangue (g\l) - condução perigosa de veículo, falta de habilitação legal, viciação de veículo e falsificação de documentos.

Foram ainda apreendidos 15 veículos por apresentarem transformações e alterações que se prenderam com o "aumento substancial da sua potência", sendo que "cinco deles encontram-se apreendidos para serem submetidos a inspeção periódica extraordinária, dada a complexidade da sua transformação".

Os militares levantaram ainda 155 autos de contraordenação por" transformação/alteração das suas características construtivas, condução com taxa inferior a 1,2 g\l de álcool no sangue, manobras perigosas e desrespeito da sinalização de trânsito, entre outras".

Esta fiscalização teve como objetivo “prevenir e reprimir este tipo de fenómeno que põe em causa a segurança rodoviária de todos quantos utilizam a via pública, bem como sensibilizar para o cumprimento nas regras de homologações de veículos, componentes, sistemas ou acessórios, procurando assim que a circulação destes veículos seja realizada de forma segura e supervisionada”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+