Tempo
|
A+ / A-

OE 2022

Creches privadas preocupadas com proposta de alargamento da rede pública

18 out, 2021 - 07:45 • Fátima Casanova

Muitas não sobreviveram à pandemia e o setor sugere que se aproveitem as vagas no privado antes de construir estabelecimentos novos.

A+ / A-

Ainda não são conhecidas as datas para as reuniões entre o Governo e os partidos à esquerda do PS, para nova ronda de negociações com vista à aprovação do Orçamento do Estado para o próximo ano.

Atualmente, só famílias nos dois primeiros escalões da IRS tem direito a creches gratuitas, mas os comunistas querem o alargamento da rede pública. Contudo, esta proposta faz crescer os receios das creches privadas.

Apostando na antecipação, a Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos Privados fez chegar ao Governo uma proposta que “pretende criar uma rede nacional de creches e jardins de infância, que fossem gratuitos ou tendencialmente gratuito e que fossem acessíveis a todas as crianças dos zero aos seis anos. E a nossa intenção é que esta rede integre todos os equipamentos licenciados, quer fossem públicos, privados ou do sector social.”

O objetivo, diz Susana Batista, é evitar novos investimentos e ao mesmo tempo travar o encerramento de instituições privadas. “Existem já muitas creches e jardins de infância privados que fecharam, principalmente na sequência da pandemia, porque perderam muitos alunos. Se forem construir novos equipamentos, mais vão fechar. Isso não faz sentido para nós. Vamos encarecer o erário público com a construção de novos equipamentos, quando já existem muitas vagas disponíveis no setor privado”

Defende que as crianças devem ser apoiadas independentemente do tipo de estabelecimento que frequentem, mas Apesar dos insistentes pedidos ainda não tiveram resposta do Governo.

“Já escrevemos várias cartas para a Segurança Social, para o Governo, primeiro ministro, Assembleia da República. Já fizemos petições na internet. Infelizmente não tivemos qualquer resposta, nem há nenhuma reunião marcada, apesar de já ter sido pedida. Não conseguimos que o Governo nos oiça”.

A presidente da Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos Privados receia que o destino de muitas creches privadas já esteja traçado, numa altura em que há instituições que já não conseguiram sobreviver à pandemia.

A Renascença questionou o ministério de Ana Mendes Godinho, que confirmou ter recebido a proposta relativa à criação de uma Rede Nacional de Creches e jardins de infância gratuitos, mas nada disse sobre o papel do sector privado no futuro desta rede.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bruno
    18 out, 2021 aqui 08:06
    Ora aqui está mais uma externalidade do estilo de vida moderno: creches. Para satisfazer as exigências da sociedade de consumo, ambos os membros do casal têm que trabalhar, fazendo dos filhos um embaraço. Como resultado,as crianças são institucionalizadas em creches quando ainda nem sabem andar, e irão ficar institucionalizadas para o resto da vida (depois da creche vem a escola, depois o emprego e por fim o lar de terceira idade) Ironicamente, isso representa mais uma sobrecarga financeira para os pais que ficam presos no ciclo vicioso de ganhar dinheiro para viver e viver para ganhar dinheiro. A relação pais-filhos ficará resumida a dar os jantar às crianças e metê-las na cama. Tudo o resto, ficará a cargo de um educador externo à família. Mas nada disso interesse, não é? O importante é que cada um de nós continue a ser mais uma roda dentada nessa máquina imparável que é a sociedade de consumo.

Destaques V+