Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia

Vacinação simultânea contra a Covid-19 e gripe arranca na segunda-feira em Portugal

15 out, 2021 - 19:20 • Redação

A DGS adianta que os utentes podem optar por uma administração em dias diferentes, devendo informar os profissionais de saúde no dia da vacinação e proceder à marcação de nova data para a segunda vacina.

A+ / A-

Veja também:


A vacinação contra a Covid-19 vai poder ser feita em simultâneo com a vacina contra a gripe a partir de segunda-feira, dia 18 de outubro. A informação foi confirmada, esta sexta-feira, pela Direção-Geral da Saúde, numa nota enviada às redações.

"Esta medida visa facilitar a adesão à vacinação no âmbito das campanhas de vacinação contra a gripe e contra a Covid-19", lê-se no mesmo documento.

A DGS adianta que as vacinas devem ser administradas "em locais anatómicos diferentes, salvo casos excecionais, e os utentes devem ser informados sobre as possíveis reações adversas, podendo optar por uma administração em dias diferentes".

Para isso, os utentes devem informar os profissionais de saúde no dia da vacinação e proceder à marcação de nova data para que seja administrada a segunda vacina.

O grupo de peritos de aconselhamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou, no início da semana,“aceitável” a administração em simultâneo das vacinas contra a gripe e contra a covid-19.

“Os dados limitados sobre a coadministração de vacinas inativadas (produzidas com base em vírus inativados) contra a gripe sazonal com a da covid-19 não mostraram um aumento de eventos adversos”, indicam as recomendações do Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas (SAGE) em imunização da OMS.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+