Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cabo da Roca

Orcas danificam hélice e deixam veleiro com dois tripulantes à deriva

06 out, 2021 - 21:02 • Lusa

Os dois tripulantes, de nacionalidade brasileira, estavam bem e não necessitaram de assistência médica.

A+ / A-

Um veleiro com dois tripulantes que estava à deriva cerca de 55 quilómetros do Cabo da Roca, devido a danos na hélice e leme após uma interação com orcas, foi auxiliado na madrugada desta quarta-feira pela Estação Salva-vidas de Cascais.

“Elementos da Estação Salva-vidas de Cascais auxiliaram durante a madrugada de hoje dois tripulantes de um veleiro que se encontrava à deriva, devido a danos na hélice e leme após uma interação com orcas, a cerca de 30 milhas do Cabo da Roca, em Sintra, numa ação coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) em articulação com o Capitão do Porto de Cascais”, refere a Autoridade Marítima Nacional em comunicado.

Na sequência do alerta recebido pelas 2h14, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), foi “ativada de imediato” a embarcação “Rainha D. Amélia”.

À chegada junto do veleiro, os elementos da Estação Salva-vidas constataram que as duas pessoas, de 48 e 49 anos de nacionalidade brasileira, se “encontravam bem fisicamente” e “sem necessidade de assistência médica”.

A seguir procederam ao reboque do veleiro até à marina de Cascais, atendendo a questões de segurança para a navegação.

Tanto a Autoridade Marítima Nacional como o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) recomendam a todos os navegantes que “em caso de avistamento destes mamíferos, seja desligado o motor”, para impedir a rotação da hélice, e que seja imobilizada a porta do leme, para desincentivar as orcas a interagir com as estruturas móveis das embarcações, lê-se na nota divulgada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+