Tempo
|
A+ / A-

Juiz negacionista Rui Fonseca e Castro expulso da magistratura

07 out, 2021 - 13:14 • Redação

A decisão foi anunciada pelo Conselho Superior da Magistratura na sequência de várias infrações. Rui Fonseca e Castro ficou conhecido por várias tomadas de posição públicas polémicas durante a pandemia.

A+ / A-
Foto: Tiago Petinga/Lusa
Foto: Tiago Petinga/Lusa

O juiz negacionista Rui Fonseca e Castro foi esta quinta-feira expulso da magistratura.

O castigo foi anunciado pelo Conselho Superior da Magistratura (CSM) na sequência de várias infrações. Rui Fonseca e Castro ficou conhecido por várias tomadas de posição públicas polémicas durante a pandemia.

Entre as justificações para a demissão, o CSM aponta o facto de Rui Fonseca e Castro, "não deixando de invocar a sua qualidade de juiz", publicar nas redes sociais, vídeos em que "incentivava à violação da lei e das regras sanitárias" relativas à pandemia de covid-19.

Outra infração prende-se com o facto do juiz "ter nove dias úteis consecutivos de faltas injustificadas e não comunicadas", "com prejuízo para o serviço judicial, já que tais faltas implicaram o adiamento de audiências de julgamento já agendadas", indica o Conselho Superior da Magistratura, em comunicado.

Outro motivo para a expulsão da magistratura foi o facto de Rui Fonseca e Castro "ter proferido despacho, durante uma audiência e julgamento, no dia 24/03/2021, no qual emitiu instruções contrárias ao disposto na lei no que respeita às obrigações de cuidados sanitários no âmbito da pandemia Covid-19".

"Mais, tendo havido, da parte de outros sujeitos processuais, insistência no cumprimento da lei, o arguido, o Sr. Juiz de Direito Rui Pedro Fonseca e Castro, determinou o adiamento da audiência de julgamento, com prejuízo para a celeridade processual e interesses dos cidadãos afetados", sublinha o CSM.

O plenário do Conselho Superior de Magistratura deliberou, por unanimidade, "a aplicação da sanção única de demissão, para além da perda de vencimento relativa aos 9 dias de faltas injustificadas".

A sanção de demissão implica o imediato afastamento do serviço do juiz conhecido pelas suas posições negacionistas.

Rui Fonseca e Castro pode recorrer da decisão para o Supremo Tribunal de Justiça, no prazo de 30 dias, mas isso não suspende os efeitos da decisão do CSM.

Pouco antes da leitura da decisão, aproximou-se do local um grupo de manifestante que apoia o juiz.

O presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) considera que a expulsão de Rui Fonseca e Castro da magistratura era “inevitável”. Manuel Soares explica o que pode acontecer aos processos julgados pelo juiz negacionista expulso pelo Conselho Superior da Magistratura (CSM).

Em declarações à Renascença, o presidente da ASJP começa por dizer que “o Conselho Superior da Magistratura tomou a decisão, que era inevitável certa face aos comportamentos estranhos e bizarros do ex-juiz”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • MARIA A NEGACIONISTA
    07 out, 2021 S. Marcos da Serra em 3/10/2021 19:49
    Meus filhos queridos, Eu e o Meu Filho Jesus Cristo, estamos muito tristes, ver as crianças apanharem vacinas. Vou repetir novamente, não são essas vacinas que vos vão curar, mas sim as vossas orações. É por isso meus filhos, que a vossa oração sincera é tão importante. Porque é a oração que traz a santidade, que traz o desejo da caridade, da humildade, de fazer o bem, de fazer o melhor que nós podemos fazer.
  • Nan
    07 out, 2021 Portugal 19:49
    O fascismo esta de volta!
  • omemvemse👻 sss™
    07 out, 2021 lisboa 15:32
    mais um advogado brilhante ao serviço do povo

Destaques V+