Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fectrans anuncia reunião com Governo dias antes da greve de CP e IP

05 out, 2021 - 21:19 • Lusa

Greve está marcada para sexta-feira e tem como principal reivindicação aumentos salariais.

A+ / A-

A Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) anunciou que foi convocada para uma reunião na quarta-feira no Ministério das Infraestruturas e Habitação, depois um pré-aviso de greve de trabalhadores da Comboios de Portugal (CP) e da Insfraestruturas de Portugal (IP).

A greve, que foi convocada por várias organizações sindicais, está marcada para sexta-feira e tem como principal reivindicação aumentos salariais.

"Os trabalhadores da CP e IP irão realizar uma greve de 24 horas, no dia 8 de outubro", anunciaram no passado dia 16 de setembro os órgãos representativos.

Em comunicado divulgado esta terça-feira, a Fectrans indicou que espera da reunião de quarta-feira "medidas concretas de aumento de salário para todos os trabalhadores".

Espera ainda um plano para "admissão de trabalhadores para substituírem os que faltam e os que são necessários para se conseguir fazer o aumento da oferta", medidas para a "harmonização das regras de trabalho na CP e na IP" e "uma calendarização para a negociação da revisão da contratação colectiva", entre outros pontos que pretende ver solucionados.

"Este conflito é resultado de um processo de negociação de muitos meses, que foi inconclusivo por falta de respostas do Governo, pelo que já não é o momento de se discutirem prazos para eventual apresentação das respostas que não foram dadas nestes meses passados", considerou a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+