Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Poluição marítima

Águas do Algarve "temperadas" com Prozac e Brufen, revelam investigadores

29 set, 2021 - 08:43 • Redação

Análise das águas algarvias, conduzida pelo Centro de Investigação das Ciências do Mar (CIMA), revela vestígios de medicamentos, consumidos pelos peixes da região.

A+ / A-

A poluição marinha enfrenta, agora, um novo elemento que pode superar o impacto dos microplásticos, na degradação do meio aquático. Em causa estão as toneladas de fármacos lançados ao mar, “através das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR)”.

O alerta é deixado por Maria João Bebiano, diretora do Centro de Investigação das Ciências do Mar (CIMA) da Universidade do Algarve, em entrevista ao jornal Público.

Segundo a investigadora, os compostos químicos de alguns medicamentos “são mais graves do que os plásticos” e a acumulação destes resíduos nas águas “pode dar origem a uma mistura de tal modo explosiva, que não conhecemos ainda o seu efeito”.

A partir de análises às águas do mar, os investigadores do CIMA conseguiram traçar um “perfil” do consumo de medicamentos da população algarvia. “Se pegar numa água de Portimão, encontro Prozac [ministrado para a depressão e ansiedade]”, refere Maria João Bebiano. “No Guadiana, prevalece o Brufen [remédio para as dores]”, acrescenta.

A cientista, única especialista portuguesa no grupo dos 25 peritos da ONU que estão a elaborar uma avaliação global do estado dos oceanos, revela, também, que “os resultados das análises aos microplásticos são assustadores”.

A região de Sagres, diz, é a que se encontra em situação mais crítica, no Algarve. “As amostras revelam uma situação explosiva, no futuro”, garante.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+