Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estragos

Temporal em Castelo Branco faz desabar placa do Centro de Cultura

14 set, 2021 - 16:27 • Fábio Monteiro

Devido ao mau tempo, parte da placa do Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, inaugurado em 2013, desabou na segunda-feira. Grupo de jovens estava no local, um ficou ferido, mas sem gravidade. “Vamos esperar que esta intempérie passe para fazermos uma maior reavaliação daquela situação”, diz o autarca José Alves à Renascença.

A+ / A-

Castelo Branco foi apanhado de surpresa na segunda-feira. Uma chuvada forte já perto do final do dia provocou dezenas de ocorrências. “Em cerca de uma hora, tivemos 45 ocorrências. Foi quase uma por minuto”, conta José Alves, presidente da Câmara de Castelo Branco, à Renascença.

O maior incidente deu-se no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco. Uma pala do edifício, inaugurado em 2013, desabou. “Devia ter sido um túnel de vento. O vento que entrou numa das placas, que cobrem o teto falso do ringue de patinagem e, ao entrar, fez com que caíssem uma série delas. Um castelo de cartas, não é? Portanto, aquilo começou tudo a cair”, explica o autarca.

À hora da ocorrência um grupo de sete jovens estava a utilizar o ringue de patinagem para andar de skate. Um teve que ser assistido, após o desabamento, devido a um ferimento numa mão; os restantes escaparam ilesos.

“Andavam lá na brincadeira com um skate, no ringue de patinagem. Portanto, a utilizar indevidamente aquele espaço. E um deles ainda ficou ferido numa mão, mas nada de importância”, conta José Alves.

Questionado sobre quanto tempo demorará a recuperar o edifício, o autarca escusou-se a avançar prazos. Garantiu apenas que primeiro é necessário tomar noção da dimensão dos estragos.

“É assim, para já não vou autorizar que ninguém ande lá, porque a estrutura ainda está numa situação muito débil. Ainda podem cair mais placas e criar ali um problema. Vamos esperar que esta intempérie passe para fazermos uma maior reavaliação daquela situação”, afirma.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    14 set, 2021 PORTUGAL 18:54
    " devido ao mau tempo " ou à MÁ qualidade da construção? E o TÚNEL de vento não levou as placas porquê? Ficou sem FORÇAS?

Destaques V+